Diversão e Arte

Lady Gaga estreia filme no qual interpreta uma cantora

A cantora estreia o longa 'Nasce uma estrela', ao lado de Bradley Cooper

Ricardo Daehn
postado em 11/10/2018 06:30

No papel de Ally, uma cantora sem muita segurança, a diva pop Lady Gaga conta que se encontrou

Nem o histórico positivo que envolveu as recorrentes adaptações de Nasce uma estrela, tema para Hollywood em quatro versões de filmes, foi capaz de tranquilizar a cantora e atriz Lady Gaga, na primeira incursão feita por ela num papel de maior relevância em cinema. ;A produção me colocou no exato ponto em que precisava: quando a minha personagem trata de quanto se acha feia ; aquilo é real. Sou muito insegura. Gostaria de pregar um conteúdo diferente. Mas, nem sempre, pratico o que prego;, explicou a artista à imprensa estrangeira, durante o lançamento do longa dirigido pelo astro de cinema Bradley Cooper. Foi no Festival de Veneza, em agosto passado, que o longa decolou, como possível candidato à premiação do Oscar 2019.

Capitaneado pelo experiente Eric Roth (de filmes como Forrest Gump e O informante), o trio de roteiristas ainda traz o estreante Bradley Cooper e Will Feters (que esteve por trás da adaptação de romance de Nicholas Sparks para a telona). Apesar das atualizações temporais, eles mantêm as bases da trama criada por William Wellman e Robert Carson para o filme de 1937.

Drogas, álcool, amizade e um amor, que une e separa os protagonistas, pontuam o enredo que alterna fracasso e incentivo nas vidas do veterano Jackson Maine (Cooper) e Ally (Lady Gaga). ;Tive que superar o nervosismo; foi uma das declarações da atriz Lady Gaga, dona de uma sucessão de inseguranças, na pele de Ally. Enquanto Eric Roth enfatizou o retrato de um ;amor épico;, repleto de ;imperfeições;, Cooper, para a imprensa estrangeira, sublinhou o ;tsunami de emoções; indissociável ao amor de Jack e Ally.

;Ally, a minha personagem, se abre com Maine, que lhe diz que ela é linda, apesar de ela não acreditar nisso;, observou Lady Gaga, na divulgação do novo filme. Ela se disse privilegiada em tomar parte do material que, em 1955, rendeu seis indicações ao Oscar. Com direito a Oscar honorário para o diretor de fotografia W. Howard Greene (inovador no uso das cores, em 1937), a versão dos anos 30 também inspirou o atual filme de Bradley Cooper. Detalhes sobre sobrancelhas (presentes em todos as versões), maquiagem e cenas com muitos toques sutis nos rostos dos personagens foram absorvidos na nova produção.

Sob orçamento de US$ 36 milhões, Nasce uma estrela atenta para o posto de idolatria que permeia todo o histórico do longa que, em versões anteriores, consolidaram as carreiras de atrizes do naipe de Janet Gaynor, Barbra Streisand (que estrelou a versão de 1976) e Judy Garland (indicada ao Oscar, à frente da mesma personagem para a versão de 1954). Para o novo filme, Lady Gaga ganhou talentos exclusivos para cercarem quesitos (especialmente elaborados para ela) como fashion stylist, cabelo, maquiagem e até mesmo treinamento vocal.

Duas horas de cantorias

Em cena, na pele do par romântico da personagem de Gaga, o ator Bradley Cooper teve que afinar a voz, a fim de oferecer performances ao vivo. Para o filme com duração de duas horas e 16 minutos, 40 gravações musicais foram completadas. Junto com composições conhecidas, que ganham breve participação no filme, do qual se ouve músicas eternizadas por Edith Piaf, Judy Garland (Over the rainbow, no caso) e Etta James (At last), somam-se dezenas de criações originais a cargo de cocriadores como Lady Gaga e Bladley Cooper (Alibi, por exemplo, leva a assinatura de ambos).

Entre outras, Bradley emprestou o talento de compositor para as faixas Black eyes e Too far gone, enquanto (ao lado de parceiros), Lady Gaga esteve junto na origem das letras de Shallow e Music to my eyes. Não será surpresa a inclusão de alguma delas, na lista de músicas da premiação do Oscar do ano que vem. Lady Gaga, por sinal, há dois anos, esteve no palco da estatueta dourada, defendendo a concorrente Til it happens to you, integrada à produção do documentário The hunting ground. Premiada na voz da diva Barbra Streisand, Evergreen, música distinguida com o Oscar, na versão de 1976 (indicada para mais outros três Oscar), não entrou no novo Nasce uma estrela.

Construções do início do século 20, o Greek Theatre e o Shrine Auditorium, ao lado do The Forum, serviram como cenário para importantes cenas do filme comandado por Bradley Cooper.
OUTRAS ESTREIAS
A cantora estreia o longa 'Nasce uma estrela', ao lado de Bradley Cooper
Goosebumps 2 ; Halloween assomrado
; De Ari Sandel. Comédia e terror se misturam, no filme em que um grupo de jovens se vê afetado pela produção literária de R.L. Stine. Jack Black estrela a fita que é ambientada perto da data do Halloween.


Minha filha
; De Laura Bispuri. Valeria Golino e a pequena atriz Sara Casu estrelam o filme em que uma menina deve tomar decisão muito além de sua capacidade. Ela se vê no meio da crise que envolve a disputa pela maternidade de duas mulheres: uma delas vem a ser a mãe biológica da menina.


Djon África
; De Filipa Reis e João Miller Guerra. A partir do personagem Miguel Moreira, o longa traça tortuosa viagem entre Portugal e Cabo Verde, ocasionada pela descoberta de segredos familiares. Miguel tenta, na epopeia, encontrar o pai que sempre foi enigmático protagonista em histórias contada pela avó dele.

Cinderela e o príncipe secreto
; De Lynne Southerland. Um rato é nesta condição que um príncipe se encontra, a partir de um feitiço lançado por uma bruxa. No desenho animado, caberá a Cinderela desfazer o pacote de maldades criado pela rival.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação