Diversão e Arte

Afrorica$, projeto para empoderamento feminino abre financiamento coletivo

Grupo busca ajuda para criar canal no YouTube

Ronayre Nunes
postado em 15/10/2018 15:51
Gabriella Safe, Lorena Monique e Tricia Oliveira estão a frente do projeto Afrorica$

A socióloga Gabriella Safe, a youtuber e cientista social Lorena Monique e a jornalista Tricia Oliveira estão à frente do projeto Afrorica$, que tem o objetivo de criar um canal no YouTube para ajudar mulheres jovens e negras com dicas de mercado de trabalho, capacitação profissional, educação financeira, inserção no mercado formal, e até mesmo conquistas de sonhos e panorama de metas pessoais.

[SAIBAMAIS] A ideia é criar uma série audiovisual na internet e difundir informações que antes ficavam restritas a apenas um pequeno grupo de pessoas. "A ideia do projeto surgiu quando eu estava morando no México ainda ano passado. Ao longo da minha graduação, eu percebi que existem relações desiguais nas oportunidades entre população negra e não negra, e então eu comecei a pensar em um projeto que tentasse diminuir essas desigualdades. O projeto foi criado justamente com o objetivo de trazer informações sobre o mercado de trabalho que podem fazer diferença para as mulheres negras e periféricas, que elas se sintam mais seguras e preparadas para buscarem profissões diferentes do que a são comuns a elas, que são informais;, conta Gabriella, uma das idealizadoras do projeto.

O Afrorica$ foi um dos selecionados pelo edital Negras Potências, que promoveu um incentivo para o grupo buscar o financiamento coletivo. Além disso, as três mulheres ainda contam com o apoio, pelo matchfunding, do Movimento Coletivo (com o Fundo Baobá e a parceria da Benfeitoria), que duplicará o valor arrecado no financiamento coletivo. Cada pessoa pode doar valores a partir de R$ 20 pelo link benfeitoria.com/afroricas.

Informação que muda vidas

De acordo com Gabriella, o projeto tem como base uma das coisas mais importantes que os cidadãos podem buscar, a edução. ;O projeto vai trazer muitas informações para que as pessoas sintam suas perspectivas de vida são possíveis e como elas podem alcançar esses sonhos. São várias pessoas de um quebra-cabeça maior para que as mulheres negras tenha a oportunidade de um capital economia maior. É um projeto que tem o objetivo de disseminar maior cultura, saúde, lazer, que no final ião resultar no maior acumulo de renda. É um projeto que tem resultado em curto, longo e a médio prazo;, explica.

Ainda segundo Gabriella, o fato de os vídeos serem divulgados pela internet promoverá uma maior democratização da informação: ;No início a gente pensava em fazer aulas presenciais, mas ia ser mais limitado, só aqui em Brasília, mais regional, mas quando eu vi o edital Negras Potências, percebi que poderia haver essa expansão. O Brasil é considerado um país que tem muito acesso à internet, e os vídeos permitiram que qualquer pessoa ver. Inclusive pessoas brancas, mulheres brancas que quiserem ver, estarão lá para se ver, de qualquer lugar;.

O financiamento coletivo ficará aberto até o próximo 28 de outubro. Aos que doarem, o grupo distribuirá brindes de agradecimento, e se o projeto não conseguir o valor necessário, o valor será reintegrado, de acordo com Gabriella: ;Se a gente não conseguir atingir o objetivo, as pessoas serão ressarcidas, ninguém sai perdendo. A gente está no projeto naquela linha de tudo ou nada, mas seria muito legal se a gente conseguisse, é um projeto muito importante;.
* Estagiário sob supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação