Diversão e Arte

Museu Noguchi, em Nova York, abriga obras do artista Isamu Noguchi

A instituição faz parte de um seleto grupo de museus dedicados à trajetória e ao trabalho do artista nipo-americano

Elizeu Chaves Jr - Especial para o Correio
postado em 16/10/2018 07:02
Obras do artista se misturam à vegetação numa rara tranquilidade nova-iorquina

Nova York, com seus mais de 9 milhões de habitantes, atividade ininterrupta, trânsito complicado e barulhento, costuma ser imaginada como uma cidade em que as grandes atrações ; lojas, restaurantes, museus, estão sempre lotadas e com muito tumulto. Mas há opções em ambientes tranquilos e para experiências mais intimistas, ainda que não em toda esquina.

Para quem quiser conhecer a vida e a obra de um influente artista e, ao mesmo tempo, fugir da intensidade de Manhattan, o Noguchi Museum, no Queens, é uma excelente opção. Próximo ao Socrates Park, que, além de abrigar exposições ao ar livre, propicia uma bela vista da ilha, a instituição faz parte de um seleto grupo de museus dedicados à trajetória e ao trabalho de um único artista, neste caso o nipo-americano Isamu Noguchi (1904-1988).

Noguchi se notabilizou por seu interesse em matéria-prima e consequente aplicação de seu trabalho em design e em várias mobílias. Coube a ele idealizar o Jardim da Paz na sede da Unesco em Paris e criar o museu que leva seu nome em Nova York ainda em vida. A maioria de suas obras no local segue disposta da mesma forma como ele as idealizou.

Aberto a visitação há mais de 30 anos, o antigo galpão industrial parece feito sob medida para abrigar as inúmeras esculturas em pedra presentes tanto em espaços fechados quanto em um pequeno, mas impressionante jardim, que se interpõe entre as galerias.

Pedras

As esculturas de Noguchi chamam a atenção pelo uso insistente de rocha (e pedra) que, apesar de serem amplamente utilizados ao longo da história em expressões de arte do Ocidente e do Oriente, o apuro estético do artista confere identidade diferenciada ao material. Não por acaso, o lugar também é chamado de Museum of Stones (Museu das Pedras). Noguchi visava transmitir a ideia de que a natureza produz a matéria-prima, mas a ação humana as transforma em pedras e objetos com valor simbólico, que resiste ao tempo e retratam civilizações.

O museu conta também com exposições esporádicas inspiradas no trabalho de Noguchi, como a mostra Akari, que é resultado de décadas de trabalho com iluminação e explora, até janeiro de 2019, conceitos utilizados pelo artista em escultura, mas aplicados na confecção de peças como luminárias, conferidas de significado e relevância sendo verdadeiras ;organizadoras de espaço; na concepção de Noguchi.

Trata-se de um museu peculiar que vale mais que uma visita, também pela oportunidade de esquecer, mesmo que por algumas horas, que a poucos quilômetros dali está a Times Square, uma das regiões mais barulhentas do mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação