Diversão e Arte

Áurea Martins e Tico de Moraes dividem o palco

Cada um tem seu momento para mostrar o trabalho solo, mas também vão unir as vozes na interpretação de clássicos da música brasileira e standards de jazz

Irlam Rocha Lima
postado em 16/10/2018 07:20
Áurea Martins comemora a boa acolhida que recebe em Brasília

Áurea Martins e Tico de Moraes tomaram conhecimento do trabalho um do outro pelas redes sociais ; e passaram a se admirar mutuamente. Em agosto último, quando esteve na cidade, para ser homenageada no Cerrado Jazz Festival, a veterana cantora carioca foi apresentada ao cantor, compositor e guitarrista brasiliense pelo cantor paulista Zé Luiz Mazziotti, amigo de ambos.

Na oportunidade, combinaram fazer algo juntos. Isso ocorre nesta semana, quando dividirão o palco em lugares. Os shows ocorrem amanhã, às 21h, no Espaço Cultural do Choro; quinta-feira, no restaurante do B Hotel, às 20h30; e sexta-feira, no bistrô e creperia C;est si Bon da 213 Norte. Nos dois locais, eles serão acompanhados pelo pianista Filipe Togawa e terão como convidado o saxofonista letão Alexander Raichenok.

"Tomei conhecimento do trabalho do Tico de Moraes pela internet e me interessei. Quando estive em Brasília para ser homenageada no Cerrado Jazz Festival, fui apresentada a ele por meu amigo Zé Luiz Mazziotti. Aí surgiu a possibilidade de realizarmos algum projeto. Agora estaremos lado a lado em shows na capital, onde tenho tido ótima acolhida do público", comemora.

No show, dividido em três partes, cada uma tem um momento para mostrar o trabalho solo, mas em outros vão juntar as vozes, na interpretação de clássicos da música brasileira e standards de jazz. O repertório traz, entre outros, Dindi (Tom Jobim e Aloísio de Oliveira), Saveiros (Dori Caymmi e Nelson Motta), Embarcação (Chico Buarque e Francis Hime), Pra ficar só (Tito Madi e Mário Telles), Lua brasileira (Fátima Guedes) e My Funny Valentine (Richard Rodgers).

Com quase 60 anos de carreira, Áurea tornou-se conhecida nacionalmente ao conquistar o primeiro lugar no A grande chance, concurso promovido pelo apresentador Flávio Cavalcanti, no programa que mantinha na extinta TV Tupi. Durante quatro décadas, foi uma das vozes mais aplaudidas no circuito das casas noturnas da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Em sua extensa trajetória, Áurea lançou alguns compactos, dois LPs, LP, quatro CDs e um DVD. Em 2010 conquistou o troféu de melhor cantora de MPB no prestigioso Prêmio da Música Brasileira, pelo álbum Até sangrar, produzido por Hermínio Bello de Carvalho, com músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Fancis Hime, Lupicínio Rodrigues e Johnny Alf.

O DVD Iluminante, lançado em 2012 pela Biscoito Fino, tem a participação de Chico Buarque, com quem Áurea interpre
ta em duo a canção Maninha, de autoria do compositor carioca. Ao apresentar esse trabalho, a atriz Fernanda Montenegro, nome icônico das artes no país, destacou: "Áurea Martins tem aquela voz que já não existe mais. Voz densa, uterina, insidiosa e doce. Como Áurea, restam poucas".

Intérprete de MPB e jazz, Áurea, com quase 80 anos e em plena atividade, tem participado de discos e shows de companheiras de ofício como Alaíde Costa, Sueli Costa, Teresa Cristina, Fabiana Cozza. No momento grava um novo CD com o pianista Cristóvão Bastos, que tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2019.

Músico profissional há 15 anos, Tico tem presença frequente na cena musical brasiliense. Transitando com familiaridade entre a MPB, o pop e o jazz, faz muitas apresentações em espaços diversos e possui cinco discos lançados nas plataformas digitais. "Para mim é uma honra dividir o palco nesses shows com uma artista da importância de Áurea Martins, a quem aprendi a admirar assistindo a vídeos nas redes sociais", elogia.


Áurea Martins e Tico de Moraes
Show amanhã, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação