Diversão e Arte

Restauração de 'A Ronda Noturna', de Rembrandt, será transmitida online

O museu Rijksmuseum, de Amsterdã, anunciou o projeto milionário que beneficiará obra e público, entre estudiosos e leigos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/10/2018 20:00

Quadro é objeto de extensa admiração, em Amsterdã

O Rijksmuseum de Amsterdã realizará obras de restauração da pintura A Ronda Noturna, do artista Rembrandt Van Rijn, originalmente pintada em 1642. Todo o processo será transmitido online e, beirando os milhões de dólares, é previsto para julho de 2019.

A obra retrata os membros de uma milícia burguesa de Amsterdã e foi encomendada pelo seu capitão, Frans Bannick Cocqu. "A ronda noturna de Rembrandt é uma das pinturas mais conhecidas do mundo e devemos mantê-la para as gerações futuras", disse Taco Dibbits, diretor do museu, em entrevista à AFP. "Mais de dois milhões de pessoas vêm todos os anos para ver A ronda noturn, é uma imagem que todo mundo gosta e achamos que o mundo inteiro tem o direito de ver o que fazemos com ela"

A ação inédita de restauração compartilhada com o público faz parte de uma série de restauraçõeos aplicadas à obra em mais de três séculos. O quadro foi escondido, junto a outras 30 mil obras, durante a Segunda Guerra Mundial, e posteriormente, em 1975, foi arruinado com uma faca por um paciente psiquiátrico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação