Robson G. Rodrigues*
postado em 24/10/2018 06:50
Cabeça prenha marca a entrada de Clara Telles numa nova fase artística. Passaram-se quase duas décadas desde que a brasiliense começou em coros de ópera, aos 8 anos, até o lançamento do primeiro EP da carreira. Trocou, de lá para cá, o canto lírico pela experimentação na MPB, mas, no trajeto, esbarrou em outros ritmos. Toda a bagagem acumulada resulta no novo trabalho que lança, hoje à noite, em apresentação no Clube do Choro.
No EP, disponível em plataformas digitais, Clara Telles dá nova roupagem a seis faixas compostas por músicos que admira. ;Preferi fazer o primeiro disco sendo intérprete e reverenciar esses artistas;, conta. Estão lá expoentes da vanguarda paulistana Itamar Assumpção (Fico louco), João Ricardo (Assim assado) e Dante Ozzetti (Achou); o grande tropicalista Caetano Veloso (A bossa nova é foda); e a prolífica dupla Luli e Lucina (Coração aprisionado).
;Foi uma escolha muito passional;, relata a cantora, que gravou o disco no Rio de Janeiro. A faixa Cabeça prenha, que dá título ao EP, foi composta há 39 anos pelo pai dela, Aloísio Brandão, em parceria com Vicente Sá. ;É uma conclamação a que não se caia na tentação do fácil;, explica Aloisio. Ela cita experimentalismo estético e vontade de inovar como fatores em comum das músicas que trabalhou, e tentou preservar isso nas gravações.
Célebres
Além das canções do disco, o setlist do show conta com canções de nomes célebres da música brasileira, com Edu Lobo e Chico Buarque (A bela e a fera), Rodrigo Campos (Jardim Japão), Pedro Luiz (Deus há de ser), Sá, Rodrix e Guarabyra em (Hoje, ainda é dia de Rock).
No show de estreia do EP, Clara estará acompanhada pelos músicos Luiz Duarte (violão), Gabriel Lourenço (guitarra), Farlley Derze (piano), André Gomes (sax e clarineta), Paulo Black (trompetes), Vinícius Corbucci (contrabaixo), Márcio Lomgobardi (contrabaixo), Almir Cássio (bateria) e Johnny Rodergas (percussão).
A cantora está com planos de lançar o segundo o disco da carreira. Da próxima vez, com músicas autorais. Com o trabalho atual, Clara passará no Sesc do Gama, em 3 de novembro; depois, em 9 de novembro, no Sesc Presidente Dutra (SCS), e no Espaço Renato Russo em 10 de novembro.
*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira
[FOTO2]
Cabeça prenha
Show de Clara Telles e lançamento do EP. Hoje, às 21h, no Clube do Choro (SDC Bl. G; 3224-0599). Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.