Diversão e Arte

Disco traz compilação dos hits de Aretha Franklin

Álbum tem músicas gravadas pela cantora entre 1967 e 1970

Adriana Izel
postado em 28/10/2018 06:30
Período de ouro da carreira de Aretha Franklin é revisitado no álbum The Atlantic singles collection
Até o último dia de sua vida, 16 de agosto de 2018, a cantora norte-americana Aretha Franklin ficou marcada pelos grandes hits. Tudo começou com Respect, sucesso de 1965, que ganhou um relançamento dois anos depois para marcar a entrada da artista na Atlantic Records, famosa gravadora de jazz e R, onde ela já havia lançado I never loved a man the way I love you.
A passagem de Aretha Franklin pela gravadora de 1967 a 1979, inclusive, é apontada como a ;era de ouro; da carreira de cantora. Foi nesse período que a compositora lançou os principais sucessos, como A natural woman (You make me feel like), Chain of fools, I say a little player e The thrill is gone.

Parte desse período foi resgatado e pode ser visto no álbum Aretha Franklin: The Atlantic singles collection 1967 ; 1970, desde 29 de setembro disponibilizado nas plataformas digitais. Lançado pela Warner Music no Brasil, o material é composto por 34 faixas gravadas por Aretha nos três primeiros anos na Atlantic Records, muitas delas, com a própria artista no piano.

;Quando me mandaram a lista das músicas, achei que eram ótimas escolhas para representar esse período em que Aretha teve muitos hits. Muitas eram minhas favoritas e o que achei mais interessante é que há algumas músicas que representam um lado B de Aretha, que sempre foi mais conhecida pelos seus hits;, afirma o jornalista e historiador de soul music David Nathan em entrevista ao Correio.


Historiador da soul music e jornalista David Nathan (D) escreveu os textos do encarte
Projeto

Fundador do site www.soulmusi.com, Nathan é um dos nomes envolvidos no projeto. A proximidade do profissional com Aretha fez com que ele ficasse responsável pelas anotações do encarte do álbum. ;Inicialmente, (tinha uma proximidade) como fã, depois, profissionalmente. Estive muitas vezes com Aretha em Los Angeles, eu a conhecia muito bem;, completa.

No encarte do material, David Nathan conta detalhes da trajetória musical de Aretha Franklin e compartilha um pouco do conhecimento sobre a artista com o público. Para ele, por exemplo, há uma série de razões que tornam a época de Aretha na gravadora a mais importante da carreira dela. ;Ela foi a primeira mulher negra vocalista na Atlantic Records. Também a primeira mulher a trazer essa paixão e esse sentimento em sua voz. Músicas como Natural woman e Chains of fools a levaram a criar um grande público que se importava com ela. Ela não era uma artista de apenas um hit, sempre foi muito consistente;, lembra David Nathan.

Apesar de ser o primeiro álbum póstumo de Aretha, The Atlantic singles collection 1967 ; 1970 começou a ser feito antes da morte da artista. Nathan recorda que em junho estava fazendo as anotações e naquela época nunca poderia imaginar que a artista morreria meses depois.

Aretha Franklin: The Atlantic singles collection 1967-1970
De Aretha Franklin. Warner Music, 34 faixas. Disponível nas plataformas digitais.

Duas perguntas/ David Nathan

Como era a sua relação com a Aretha?
Tínhamos uma relação profissional que cresceu com o tempo. Eu a conhecia e ela me conhecia. Sempre a achei uma pessoa muito engraçada, com um bom senso de humor. Acho que a melhor forma de definir Aretha é como ;uma mulher natural;. Lembro que uma vez, há muito tempo, ela disse que as pessoas a chamavam de rainha do soul, mas ela gostava de dizer que era uma mãe, uma irmã, uma filha. Então eu sempre a achei natural, engraçada, gostava muito dela. Ela sempre dividiu quem ela era.

Para você, qual é a importância e o legado deixado por Aretha na música?
Acho que a importância da Aretha era que a voz dela influenciou centenas de outras cantoras. Acho que ela foi a única cantora mulher negra a trazer esse soul e esse balanço para a música pop. Isso é parte do legado dela. E ela não era só uma cantora, era compositora, uma ótima musicista, tocava piano. Pouquíssimas cantoras na época dela tocavam piano. Ela era capaz de entregar algo diferente e complementado com o piano, que estão reunidos nessa coleção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação