Diversão e Arte

Em livro, Gisele Bündchen fala crises de pânico e namoro com Tom Brady

'Aprendizados' é um livro de memórias, mas também de dicas para uma vida saudável

Nahima Maciel
postado em 28/10/2018 06:30
Que a vida de Gisele Bündchen parece um conto de fadas todo mundo sabe bem. Foi durante um passeio num shopping que a menina de Horizontina recebeu o primeiro convite para atuar como modelo e deu início a uma carreira milionária. Mas poucos sabem que nesse caminho houve obstáculos difíceis de transpor e foi, em parte, para falar sobre eles que a modelo brasileira escreveu Aprendizados ; Minha caminhada para uma vida com mais significado.
A ioga ajudou a modelo a superar as crises de pânico
No livro, Gisele conta como, aos 23 anos, passou a ter ataques de pânico e chegou a pensar em suicídio. Na época, morava em Nova York e fazia sucessivas viagens pelo mundo para desfiles e sessões de fotos. Com a quantidade excessiva de trabalho ; os dias começavam às 5h e terminavam às 2h da madrugada ;, o estresse se instalou. Um dia, durante uma viagem em um avião pequeno para a Costa Rica, Gisele teve um ataque de pânico. Não conseguia respirar.

Os episódios começaram a se repetir quando voltou para Nova York: ela não conseguia usar elevadores, não suportava lugares fechados, evitava o metrô e chegou a se sentir mal dentro da própria casa. Um dia, na varanda do apartamento, durante um ataque, pensou em pular para acabar com o sofrimento. Depois de procurar um médico e voltar para casa com remédios, Gisele decidiu que precisava dar um jeito em seu estilo de vida. Não queria ficar dependente de ansiolíticos.

Até aquele momento, a modelo não prestava atenção nos hábitos diários. Fumava uma carteira de cigarros por dia, comia qualquer coisa e sempre com pressa e, ao chegar a casa, para relaxar, tomava uma garrafa de vinho. Após os ataques de pânico, decidiu fazer ioga e, aos poucos, mudou os hábitos. ;A ioga me devolveu a vida;, conta.


'Aprendizados' é um livro de memórias, mas também de dicas para uma vida saudável

Inspiração

Gisele escreveu Aprendizados para compartilhar essa e outras experiências que considera transformadoras. ;Acredito que muitas pessoas estejam preocupadas e distraídas com o excesso de informação e de notícias ruins, e espero que este livro sirva como uma ferramenta de inspiração para que se concentrem nos valores internos e espirituais;, avisa, na introdução. A modelo dividiu o livro em oito partes que chama de aprendizados. Cada uma é dedicada a um aspecto marcante da história dela. ;Se estes aprendizados forem úteis, ótimo. Se um, duas, ou todas as oito não fizerem sentido para você, deixe-as para lá e siga seu caminho. (...) Ainda assim, se você guardar apenas uma mensagem deste livro, espero que seja a importância de viver a vida com amor;, escreve.

Além dos ataques de pânico, ela escreve sobre o encontro com Tom Brady, jogador de futebol americano do New England Patriots, e as dificuldades iniciais do relacionamento. O casal namorava há dois meses quando Brady descobriu que a ex-namorada, a atriz Bridget Moynahan, estava grávida. ;No dia seguinte, a notícia estava em todo lugar e senti que meu mundo tinha virado de cabeça para baixo. Nem preciso dizer que não foi uma época fácil;, lembra. ;Mais tarde, naquele mesmo ano, o pequeno Jack nasceu, fazendo meu coração se expandir de maneiras que eu não sabia serem possíveis.; O casal decidiu ter filhos antes do planejado para que Jack pudesse ter irmãos mais ou menos da mesma idade.

No mesmo capítulo, Gisele conta como planejou o casamento com o jogador, realizado em duas cerimônias simples, uma religiosa, em Los Angeles, e outra com a família, na propriedade da modelo na Costa Rica. Há, ainda, um capítulo inteiro dedicado a conceitos sobre alimentação e uma parte sobre o envolvimento com questões ambientais, uma área à qual ela decidiu se dedicar com afinco. Publicado primeiro nos Estados Unidos, onde Gisele mora, e agora aqui, o livro é uma mistura de memórias com dicas de bem-estar que refletem o estilo de vida da modelo. Não chega a ser uma autobiografia.


Aprendizados ; Minha caminhada para uma vida com mais significado
De Gisele Bündchen. Best Seller, 238 páginas. R$ 44,90

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação