Diversão e Arte

A banda Iron Maiden volta à capital federal

A aclamada banda de heavy metal retorna a Brasília em março de 2019 com a turnê 'Legacy of the beast'

Guilherme Abarno*
postado em 30/10/2018 10:41

Iron Maiden esteve em Brasília pela última em 2016, pela turnê de divulgação do disco 'The book of souls'

Fãs de heavy metal têm muito o que comemorar! Um das principais e mais aclamadas bandas do gênero voltará ao Brasil para mais uma turnê. Com 43 anos de estrada e 16 álbuns de estúdio gravados, os britânicos do Iron Maiden retornarão ao país no próximo ano. Depois de divulgarem o disco The book of souls, os músicos chegam com a turnê Legacy of the beast, que percorrerá a América Latina em 2019. O Mané Garrincha será a casa de Steve Harris, Dave Murray, Adrian Smith, Bruce Dickinson, Nicko McBrain e Janick Gers em 14 de março.

Será a quarta vez em que o Iron Maiden toca em Brasília. A primeira vez foi em 2009, na Somewhere back in time tour. Três anos depois, os britânicos retornaram com turnê para a divulgação do disco The final frontier, o 15;. Em 2016, a última vez em que o Iron Maiden esteve na capital, trouxeram o show The book of souls, turnê do 16; álbum.

Inspirada em três grandes lançamentos da banda, um jogo para dispositivos móveis com o lendário mascote Eddie, uma linha de fliperamas temáticos e uma série em quadrinhos também inspirada no mascote morto-vivo da banda, a turnê iniciou na Estônia e passou por Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Itália, Áustria, República Tcheca, Bélgica, França, Suíça, Hungria, Holanda, Portugal, Espanha, Grécia, Bulgária, Croácia, Polônia, Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia. Inicialmente, seria apenas pela Europa, mas, para a felicidade dos fãs brasileiros, além de Brasília, o Iron Maiden também passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A banda ainda toca no México, Costa Rica, Colômbia, Peru, Chile e Argentina.

Eddie

Com o mesmo conceito dos lançamentos da linha Legacy of the beast, toda a cenografia da turnê apresenta o mascote Eddie como protagonista em uma série de mundos diferentes, interligando com o setlist focado em clássicos, como Fear of the dark, Run to the hills e The trooper ,e apresentando algumas surpresas, como a música Flight of Icarus, que não era tocada nos shows há 32 anos. Sign of the cross, do 10; álbum de estúdio The X factor, estava fora dos shows desde 2001, The clansman, do Virtual XI, que não fazia parte do setlist desde 2003, Where eagles dare, do Piece of mind, que não era tocada desde 2005, e The wicker man, do álbum Brave new world, que esteve ausente desde 2011.

Apenas sete meses depois da turnê Legacy of the beast, a banda retorna ao Brasil, desta vez, para se apresentar no festival Rock In Rio 2019. O Iron Maiden sobe ao palco no dia 4, no Dia do Metal, ao lado de grandes bandas, como Scorpions, Megadeth e Sepultura. A lendária banda britânica já se apresentou no Rock In Rio em três oportunidades. Tocando clássicos dos discos The number of the beast (1982), Piece of mind (1983) e Powerslave (1984), levou milhares de fãs à loucura.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação