Diversão e Arte

Semana da Lusofonia apresenta cultura de países que falam língua portuguesa

O evento começa hoje na escola francesa Lycée Français François Mitterand

Tarcila Rezende - Especial para o Correio
postado em 05/11/2018 08:20

Isabel Lucas, curadora do prêmio Oceanos, está na Semana da Lusofonia

Com a premissa de valorizar a língua portuguesa, a escola Lycée Français François Mitterand promove, a partir de hoje, a Semana da Lusofonia. O evento multidisciplinar reúne contribuições literárias e artísticas de um conjunto de países que falam português. Na terceira edição, a Semana conta com participações das embaixadas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

O evento, que começou em parceria com o Itamaraty e a comunidade de países da língua portuguesa, teve sua primeira edição em 2016 e é completamente aberto ao público. Segundo a diretora de estudos brasileiros da escola Lycée Français François Mitterand, Adriana Huelva, a semana abriga expressões da dança, dos costumes, da literatura, da arte e do folclore dos países participantes. "O objetivo é apresentar a língua portuguesa e mostrar a cultura destes países para os nossos alunos, pais e para toda a sociedade", explica.

Para agregar ao conteúdo, durante a semana haverá uma roda de conversa com a jornalista e crítica literária portuguesa Isabel Lucas, curadora do Oceanos ; Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. "Isabel foi uma proposta da embaixada portuguesa, a gente só convida quem está interessado em participar e acho que foi uma ótima escolha", afirma Adriana Huelva. O debate, que marcado para quinta-feira, às 15h, é um dos destaques da programação.

Na programação de amanhã, a partir das 15h, a Semana recebe a peça Agora Inês é morta, baseado na obra do falecido escritor espírita brasileiro Chico Xavier em performance de Adriana Nunes, Marcelo Linhos, Alexandre Ribondi e Fernando Bueno.

Na sexta-feira, às 14h, será exibido o longa A gaiola dourada, filme franco-português dirigido pelo ator e cineasta luso-francês Ruben Alves. A película conta a história do casal Maria e José Ribeiro, imigrantes portugueses na França que recebem uma inesperada herança.

Na escola francesa que promove a Semana é frequentada por estudantes de 46 nacionalidades e, para Adriana Huelva, o evento fomenta um conteúdo de extrema relevância para a sociedade. "A gente vê que os alunos aprendem muito e demonstram estarem abertos a novas culturas, dá para ver que eles gostam de fazer parte desse momento. Os nossos alunos são cidadãos do mundo, algumas crianças já passaram por esses países e eles se sentem honrados de participar, além de ser um evento extremamente benéfico para eles e para todos", conclui.

Semana da Lusofonia 2018

De hoje a sexta-feira (9/11), na escola Lyceé Français François Mitterrand, Lago Sul. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação