Diversão e Arte

Leonardo DiCaprio faz 44 anos como um dos astros mais relevantes dos EUA

Confira 12 filmes para assistir no aniversário de Leonardo DiCaprio

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/11/2018 07:00

O astro com o primeiro Oscar em 2016 por 'O regresso'

Leonardo DiCaprio completa 44 anos com mais de 30 filmes no currículo, além de cinco indicações ao Oscar, uma estatueta da Academia, uma nomeação da ONU e dezenas de memes. Durante a carreira, o astro trabalhou ao lado de cineastas de porte, como Martin Scorsese, James Cameron, Woody Allen, Clint Eastwood, Clint Eastwood, Steven Spielberg e Quentin Tarantino. Apesar da notável trajetória e das indicações que recebeu ao longo dos anos, ele demorou a conquistar o primeiro Oscar. A longa espera pelo prêmio de melhor ator comoveu a internet e fez de diCaprio um meme por vários anos até a redenção, que só ocorreu em 2016.

Paralelamente ao cinema, o astro se envolveu em diversos projetos filantrópicos e é referência em Hollywood no combate às alterações climáticas. Para alguns, o auge de sua carreira continua sendo o namoro com a supermodelo brasileira Gisele Bündchen entre 1999 e 2005.

Jovem talento

Leonardo diCaprio começou a carreira ainda na adolescência, aos 15 anos. Antes de ser um dos nomes mais lembrados de Hollywood, ele apareceu em seriados americanos em papéis ofuscados. Não demorou a ganhar destaque a cada produção até, em 1993, estrelar O despertar de um homem ao lado de Robert DeNiro. Ele foi escolhido por DeNiro em meio a 400 outros candidatos para interpretar o escritor Tobias Wolff na cinebiografia.

No mesmo ano, ele entrou para o elenco de Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador. No longa que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar (como coadjuvante) aos 19 anos, o jovem DiCaprio interpreta Arnie, um garoto com problema mental que se metia em confusões e que precisava ser constantemente salvo pelo irmão Gilbert Grape, interpretado por Johnny Depp.

Em 1996, foi escalado como protagonista de Romeu e Julieta, adaptação da mais famosa obra de William Shakespeare. Ele fez par romântico com Claire Danes na versão contemporânea para as telas dirigida por Baz Luhrmann ; com quem anos depois voltaria a trabalhar na adaptação de outra grande obra, O grande Gatsby (2013).

Depois de Titanic (1998), DiCaprio, que a essa altura já tinha grande fama, foi catapultado para a ponta do estrelato. Tornou-se um nome e um rosto reconhecido em todo mundo graças ao enorme sucesso do longa de Cameron. O filme bateu recordes em diversos âmbitos e até hoje é o filme com maior número de estatuetas do Oscar, empatado com Ben-Hur (1954) e O Senhor dos anéis - O retorno do rei (2003).

A partir de então, embarcou em grandes produções, entre elas, Prenda-me se for capaz (Steven Spielberg, 2003), Diamante de sangue (Edward Zwick, 2007) ; que lhe rendeu indicação ao Oscar, A origem (Christopher Nolan, 2010) e Django livre (2012, Quentin Tarantino). Em 2008, voltou a formar casal com Kate Winslet, com quem trabalhou em Titanic, em Foi apenas um sonho, de Sam Mendes (Beleza Americana, 1999).

DiCaprio tornou-se protagonista habitual de Martin Scorsese em filmes multipremiados como Gangues de Nova York (2002), O aviador (2004) ; pelo qual foi indicado ao Oscar ;, Os infiltrados (2006) e O lobo de Wall Street (2014) ; mais uma indicação.

As nomeações ao Oscar que nunca vingavam não passaram despercebidas por internautas. A suposta busca do ator pela estatueta gerou inúmeros memes, em que ele aparecia triste a cada ;derrota; ou tentava roubar o prêmio de alguém. A piada acabou quando em 2016 ele finalmente conquistou o prêmio de melhor ator pelo papel no drama O regresso (Alejandro González Iñárritu).

Os próximos trabalhos de DiCaprio como ator previstos são Once upon a time in Hollywood (Quentin Tarantino), para 2019, e Killers Of the flower moon (Martin Scorsese), para 2020.

Leonardo Dicarpio foi alvo de meme por vários anos

Causas ambientais

Notável defensor do meio ambiente, Leonardo DiCaprio chegou a ser nomeado representante das causas climáticas pela ONU. Ainda em 1998, o ator fundou a própria fundação em defesa do meio ambiente dedicado a preservar áreas selvagens em risco. Também assumiu de grupos voltados a causas ambientais, como Natural Reources Defense Council, Global Green USA e International Fund for Animal Welfare. No documentário que produziu em 2007

O ator produziu o documentário A última hora em 2007. O filme contou com a participação de várias personalidades que discutem a deterioração de ecossistemas e medidas de revitalização da natureza. Em 2016, o ator discursou no Fórum Económico Mundial de Davos contra a exploração desmedida de petróleo.

Comemore com DiCaprio assistindo a 12 grandes filmes do ator selecionados pelo serviço de streaming Looke:

Titanic ; Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912.

Django livre ; Django é um escravo libertado que, com a ajuda de um caçador de recompensas alemão, busca sua esposa perdida.

Os infiltrados ; A polícia e a máfia travam uma verdadeira guerra em Boston.

A origem ; Utilizando do subconsciente, Dom Cobb e sua equipe entram em um novo universo do crime, o universo dos sonhos.

Ilha do medo ; O desaparecimento de um paciente em um hospital psiquiátrico faz com que o oficial Teddy viva um pesadelo.

Prenda-me se for capaz ; Baseado em uma história real, mostra a vida do agente do FBI Carl Hanratty na caça do falsário Frank Abagnale Jr.


Diário de um adolescente ; Em Nova York, um jovem e promissor jogador de basquete se afunda no submundo das drogas.


O aviador ; A jornada de Howard Hughes, um industrial esperto, produtor de filmes glamoroso e empreendedor americano irrefreável.

Diamante de sangue ; Apesar de terem nascido no mesmo continente, a África, um mercenário e um pescador têm vidas completamente diferentes.

O grande Gatsby ; Adaptação da obra de F. Scott Fitzgerald, onde Nick Carraway é atraído para o mundo luxuoso de seu vizinho, Jay Gatsby.


J. Edgar ; O longa explora a figura de um dos homens mais enigmáticos do século XX: John Edgar Hoover.


Rede de mentiras ; Dois agentes do serviço secreto americano precisam trabalhar juntos numa missão em um dos locais mais perigosos do planeta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação