Diversão e Arte

Morre Dougas Rain, a voz de HAL em '2001: Uma odisseia no espaço'

Dougas Rain morreu aos 90 anos

postado em 13/11/2018 10:50
HAL 9000
Morre Dougas Rain aos 90 anos. Ele ficou famoso por fazer a voz suave e maliciosa do robô HAL 9000 no clássico de Stanley Kubrick, 2001: Uma odisseia no espaço, lançado em 1969. O canadense morreu de causas naturais num hospital em Ontário.
Pelo Twitter, uma página dedicada a Stanley Kubrick postou uma frase célebre do personagem em homenagem: "Dave, esta conversa não tem mais propósito. Adeus".
[VIDEO1]
O ator não foi a primeira escolha para o papel na ficção científica. No entanto, a voz que havia sido selecionada, de Martin Balsam, "soava coloquial demais, enquanto que a de Rain carregava um sotaque suave que sentímos ser adequado para o papel", contou Kubrick em entrevista no ano de lançamento do filme.

Antes de trabalhar com o Kubrick, Rain narrou o documentário científico canadense de 1960 chamado Universo. O filme impressionou Kubrick, que segundo Rain, o teria assistido por mais de 100 vezes.

Douglas Rain nasceu em Winnipeg, no Canadá. Em 1950, ganhou uma bolsa para estudar atuação no Reino Unido. Anos mais tarde ele revelou não ter gostado da experiência durante uma entrevista: "A atmosfera parada da escola e das aulas de teatro na Inglaterra me deixava muito depressivo. Eu sentia que a Inglaterra havia perdido toda o sentimento da verdadeira essência do teatro".

Ele então voltou para o Canadá em 1953 e se tornou membro fundador da companhia Stratford Shakespeare Festival Company, da qual permaceu associado durante as quatro décadas seguintes, até 1998.

Em 1972, ele foi indicado a um prêmio Tony, maior honraria dedicada ao teatro, pelo papel em Vivat, de Robert Bolt.

No cinema, apesar do sucesso como dublador de HAL, ele nunca contracenou num live-action. Em O dorminhoco (1973), de Woody Allen, voltou a fazer a voz de HAL para uma paródia do personagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação