Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Escritor radicado em Brasília ganha prêmio de melhor livro de contos do ano

Gustavo Pacheco foi escolhido como vencedor do 'Prêmio Clarice Lispector' em premiação literária da Biblioteca Nacional



O escritor Gustavo Pacheco é o agraciado com o Prêmio Clarice Lispector, concedido ao melhor livro de contos do Prêmio Literário Biblioteca Nacional de 2018. A obra Alguns humanos, que conta 11 histórias com temas diversos, foi a responsável por colocar o autor de 46 anos no topo da lista formada pelo júri avaliador.

Alguns humanos foi a primeira produção literária da carreira do premiado, que não escondeu a felicidade com o anúncio. "É um prazer e uma honra, porque o Prêmio da Biblioteca Nacional é prestigioso. Leva o nome de uma grande escritora, Clarice Lispector. É uma honra integrar esta lista".



Gustavo Pacheco fez questão de ressaltar o momento da produção de contos literários no Brasil, exaltando o conjunto de autores que vem se formando no país e também as obras que estão sendo escritas. Emilio Fraia, com Sebastopol e Geovani Martins, com Sol na cabeça, são alguns dos destaques.

"É sempre importante destacar o sistema literário. Fico feliz porque a literatura brasileira está vivendo um momento muito especial na produção de contos. Eu venci, mas não me vejo sozinho neste universo, me vejo como parte de uma safra e me orgulho. Tivemos boas publicações este anos, que poderiam ter vencido", conta Gustavo.

O autor, que traz inspirações dos consagrados escritores Sérgio Sant;Anna e Rodrigo Lacerda, participou da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) como autor convidado e revela que já pensa em novos projetos. "Após a Flip, fui chamado para escrever uma coluna semanal na Revista Época. Vejo essa coluna como parte da atividade literária, pois trato de personagens e fatos reais de maneira quase ficcional. Tenho outros projetos com contos, mas vão demorar ainda", explica.

O Prêmio Literário Biblioteca Nacional, que ocorre desde 1994, tem como objetivo contemplar autores, tradutores e alguns projetos gráficos brasileiros através de uma premiação por categorias. As publicações devem ser inéditas e publicadas no Brasil.