Diversão e Arte

Casa Thomas Jefferson recebe show de lançamento do álbum Camaleão Espiral

O evento conta com a participação da Orquestra JK

Irlam Rocha Lima
postado em 14/11/2018 07:00
O evento conta com a participação da Orquestra JKO saxofonista e clarinetista brasiliense Ademir Júnior não precisou deixar de morar na capital para ter o talento reconhecido no Brasil e no exterior. De Hermeto Pascoal a Marina Lima, são muitos os nomes consagrados da MPB de quem recebeu convite para acompanhá-los. Alguns, como o sambista Alexandre Pires, o jazzista Ed Motta e o cancionista Oswaldo Montenegro, eventualmente, contaram com ele em nos trabalhos.

Embora tenha formado grupos, como o Solo Brasil, com o qual fez várias turnês internacionais, promovidas pelo Itamaraty, entre 1999 e 2016, Ademir optou por uma carreira individual, iniciada na adolescência, há 30 anos. Contribuiu também para sua permanência na cidade o fato de ter ingressado ; por concurso ; no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, corporação da qual integra a banda sinfônica.

As três décadas de carreira artística de Ademir serão celebradas com o lançamento do álbum duplo Camaleão Espiral, em show hoje, às 20h, no auditório da Casa Thomas Jefferson. Ele mostra repertório do álbum acompanhado por Rômulo Barbosa (flauta e flautim), Thanise Silva (flauta), Juarez Rodrigues (trompa), o grupo Batucadeiros e a Orquestra JK, que participaram das gravações. Bruno Mangueira (guitarra), Lívio Almeida (sax tenor), e de Raysa Rodrigues, cantora de 12 anos, também toma parte.

Setlist

;Na construção do repertório do primeiro disco, selecionei clássicos da MPB e standards jazzísticos, para os quais criei novos arranjos. Há, por exemplo, Pecado capital (Paulinho da Viola) e Body and soul (John Green), com a participação de Alexandre Borges e Ed Motta, respectivamente, nos vocais. Tem também Um a zero (Pixinguinha e Benedito Lacerda), Chorinho pra ele (Hermeto Pascoal) e A paz (João Donato e Gilberto Gil) e Spain (Chick Corea);, frisa Ademir. ;A cantora francesa Camille Bertaut, a quem conheci pela internet, interage comigo, em Ligeirinho, que abre o repertório;, acrescenta.

Para o segundo disco, ele compôs a Suíte Espiral, com seis movimentos: Avatar, Lamento, Valhala, Kópher, Adrenaliuna e Pleroma. Neste último, chama a atenção a cantora paulista Verônica Ferriani, fazendo vocalise. No Camaleão 3, Ademir conta, ainda, como vários músicos convidados, entre eles Mário Morejon (trompete), Alexandre Carvalho (guitarra), Emile Saubole (bateria), André Vasconcellos (baixo), Juninho Ferreira (acordeon),Vitor Angeleas (bandolim), Márcio Marinho (cavaquinho) e Carlos Pial (percussão). ;Todos deram importante contribuição para esse projeto, ao se juntar à Orquestra JK, com quem tenho trabalhado há vários anos de forma produtiva e prazerosa;, destaca.

Seis títulos fazem parte da discografia de Ademir Júnior, iniciada em 2002, com o CD Gratidão. Em seguida, ele lançou Vitória da cruz (2007) e Brasilidades (2009). A série Camaleão começou em 2002. O outro CD, Sensações, é de 2015, e a trilogia se completa com esse álbum duplo. ;O Espiral, que gravei com o fundamental apoio do FAC-DF, de alguma forma revela o processo evolutivo de um saxofonista clarinetista autodidata, que busca dar sua contribuição à música brasileira;, observa.


[FOTO2]

Ademir Júnior
Show de lançamento do álbum Camaleão Espiral, com a participação da Orquestra JK e músicos convidados hoje, às 20h, no auditório da Casa Thomas Jefferson (entrequadra 706/906 Sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação