Diversão e Arte

Inspirado nas milongas, 'Tango urbano' traz essência da música argentina

Espetáculo do Corpo de Baile de Tango de Brasília tem coreografia de Mario Miskiewiez

Mariah Aquino*
postado em 15/11/2018 06:30

O espetáculo Tango Urbano estará em cartaz hoje, no Teatro Plínio Matos, do complexo cultural da Funarte

Quando se pensa em Argentina, a associação com o tango é quase automática. As milongas, festas do ritmo, são populares em Buenos Aires. O coreógrafo Mario Miskiewiez, diretor do Corpo de Baile de Tango de Brasília, traz à capital a essência da dança com o espetáculo Tango Urbano, hoje, às 19h30, no Teatro Plínio Matos (Funarte).

O grupo existe desde junho do ano passado. ;Estou há três anos em Brasília e, quando eu cheguei, a cultura ;tangera; era muito menor do que eu observo hoje;, explica Mario ;O brasiliense é muito consumidor de cultura, ele gosta de frequentar teatros, shows e apresentações.; A formação do grupo foi uma iniciativa de reunir dançarinos de diferentes ritmos que nada tivessem a ver com o tango. A partir daí, o grupo ensaia e monta duas apresentações por ano, bem elaboradas com cenografia e figurinos característicos.

Desde o surgimento do corpo de baile, os dançarinos já se apresentaram no Teatro dos Bancários e na Funarte com os espetáculos Tango na pele e Tango na pele 2. Sempre de casa cheia, o diretor ressalta a receptividade positiva do público: ;Minhas propostas sempre foram muito bem recebidas aqui;.

Mario conta que, ao sair da Argentina, percebeu que muitas pessoas enxergavam o tango como uma dança elitizada e solene. O espetáculo, para o diretor, quer quebrar este esteriótipo. ;Tango Urbano quer mostrar que o tango é para todos e sair da ideia errada de que é uma coisa excludente; Hoje, o grupo é formado por 23 dançarinos de perfis diversos.

[FOTO2]

Vertentes

A apresentação é dividida em três blocos. O primeiro explora cenários da infância e adolescência, o segundo fala de amores da vida adulta e o espetáculo é finalizado abordando perspectivas para o futuro. Nas palavras do próprio coreógrafo, serão abordadas diferentes ramificações do tango: uma mais alegre no começo, que se torna predominantemente romântica no segundo bloco e se mescla a outros ritmos no terceiro.

Para incrementar a festa, o grupo Trio Fusion tocará três músicas que serão dançadas pelo corpo de baile. O professor Doni Alcantara, da Escola de Música de Brasília, também é convidado. Pela primeira vez desde que o grupo começou, três dançarinos argentinos farão parte do elenco. Os ingressos podem ser comprados on-line pelo site do Sympla.

Por enquanto, o corpo de baile não ministra aulas de dança. Contudo, os planos incluem oficinas e apresentações nas cidades -satélites. ;Temos nos mobilizado para pensar em algo nesse sentido, levar nossa arte para fora do plano;, explica Mario.

*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira



Tango Urbano
Teatro Plínio Marcos (Funarte, Eixo Monumental). Hoje, às 19h30. Ingressos: R$ 25 (meia-entrada). Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação