Diversão e Arte

Disco ao vivo de 'Caravanas', de Chico Buarque, já está disponível

Espetáculo assistido por mais de 200 mil pessoas, em 75 apresentações, durante turnê por 10 capitais brasileiras, inclusive Brasília, agora pode ser apreciado em CD e DVD, recém-lançados pela gravadora Biscoito Fino

Irlam Rocha Lima
postado em 17/11/2018 07:30
Show de Chico Buarque no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em 31 de agosto
O impactante conteúdo de Caravanas, o reverenciado show de Chico Buarque, em que canções de amor e as de temática política, lado a lado no roteiro, dão suporte para o genial artista carioca, durante quase duas horas, passear pelo palco com delicadeza e civilidade, em tempo de tanta intolerância, num país que sai dividido de eleições recentes.

Caravanas, espetáculo assistido por mais de 200 mil pessoas, em 75 apresentações, durante turnê por 10 capitais brasileiras ; inclusive Brasília, onde foi visto em 30 e 31 de agosto últimos ; Lisboa e Porto (Portugal), agora pode ser apreciado em CD e DVD, recém-lançados pela gravadora Biscoito Fino.

Gravado no Tom Brasil, em São Paulo, em 13 e 14 de abril, pelo engenheiro de som Gabriel Pinheiro, o DVD dirigido por Joana Mazzucchelli, com projeto gráfico de Raul Loureiro, traz ; na íntegra ; o registro do show, que tem cenário de Hélio Eichbauer desenho de luz de Maneco Quinderé. A direção musical é do violonista e maestro Luiz Cláudio Ramos, à frente de banda formada por Jorge Helder (contrabaixo), Jurim Moreira (bateria), João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados e vocais), Marcelo Bernardes (sopros) e Chico Batera (percussão).

Ao Correio, Luiz Cláudio disse que ao chegar à capital paulista, Caravanas estava bem aceitado, ;pois havíamos cumprido uma longa temporada no Rio de Janeiro, durante o verão, após a estreia em Belo Horizonte. Anteriormente, tínhamos feito mais de 30 ensaios e, no decorrer das apresentações, o show foi num crescente, houve uma evolução natural;.

Segundo o maestro, antes havia passado pela parte mais complicada, a da preparação de arranjos das músicas escolhidas por Chico Buarque para o repertório. ;Uma coisa foram os arranjos criados pensando no disco; e outra os adaptados para o grupo, visando o show. Nos ensaios, tanto o Chico quanto os músicos dão palpite. Há sempre uma ou outra alteração.;

Maestro

Quando foi entrevistado, ele ainda não havia assistido ao DVD, mas deixou claro que, quando se deparasse sobre o resultado certamente faria algum reparo em relação ao seu trabalho. ;Como sou assumidamente perfeccionista, vou achar que esse ou aquele detalhe poderia ter tido melhor resolução. São coisas que passam despercebidas por quem não está diretamente envolvido com o processo de criação;.

Luiz Cláudio conta que tem relação profissional com Chico, a quem vê como um ídolo, há 45 anos. ;A primeira vez que toquei com ele foi na gravação de Bárbara, faixa do LP Calabar. Em show, minha estreia foi no Chico & Bethânia, de 1975, durante temporada no Canecão (Rio de Janeiro). Depois disso participei de praticamente todos os shows e discos dele;, lembra.

Quando não está trabalhando com o cantor, o violonista dedica-se a seus próprios projetos. ;Há muitos anos tenho feito transcrições de arranjos do Tom Jobim, por quem tenho grande admiração. Já estou quase concluindo. Assim que terminar, vou fazer o registro. É um projeto para 2019;, conta.

Joana Mazzucchelli, diretora de vídeos com larga experiência, ao longo da carreira, iniciada na década de 1990, tem trabalhado com artistas de diversos segmentos da MPB, entre os quais Zeca Pagodinho, Luan Santana, Gal Costa, Ivete Sangalo e Os Tribalistas, Joana Mazzucchelli ainda não havia participado de nenhum projeto de Chico Buarque.

Para a diretora, dirigir o DVD de Chico foi um privilégio. ;Ele é uma pessoa diferenciada, educadíssima, que foge do estereótipo de ídolo. Nossa relação profissional foi excelente. Trabalho em cima da intensão do artista e ele se mostrou atento a todos os detalhes. Fiquei contente com o resultado, embora ache sempre que poderia fazer melhor. A minha expectativa é de que quem assistir ao DVD dê a sua aprovação.;


Caravanas ; Ao Vivo
CD e DVD de Chico Buarque. Lançamento Biscoito Fino. Preços sugeridos: R$ 59,90 (CD) e R$ 54,90 (DVD).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação