Diversão e Arte

Mickey completa 90 anos sendo a principal estrela dos estúdios Disney

Aos 90 anos, Mickey Mouse continua sendo um ícone da animação e das histórias em quadrinho

Guilherme Abarno*
postado em 18/11/2018 06:30
Mickey é uma espécie de anfitrião das atrações dos parques da Disney
Um dos principais e mais amados personagens da cultura pop completa nove décadas de existência no mês de novembro. O camundongo Mickey Mouse, criação de Walt Disney e do desenhista Ub Iwerks, em 1928, teve sua primeira aparição oficial no mesmo ano, com o curta-metragem Steamboat Willie. Antes chamado Mortimer, o ratinho foi o astro da primeira animação com som sincronizado e seria o precursor, rumo ao sucesso, da fama adquirida pela Disney. O êxito fez do personagem uma figura imortalizada, visto que Mickey continua presente como principal estrela da Disney, mesmo décadas após a morte de seus criadores.

Mas quem pensa que Mickey Mouse é a primeira grande atração da Disney está enganado. O primeiro personagem de Walt Disney e Ub Iwerks foi o coelho sortudo, Oswald. Na década de 1920, era iniciada a formação do império da Disney. Criado para fazer frente ao Gato Félix - sucesso da época - o personagem foi uma encomenda da Universal Pictures. A empresa queria entrar no ramo da animação e pediu ajuda da Disney. Oswald foi o primeiro personagem de Walt Disney a ganhar uma série própria, tendo 26 curtas produzidos pelo estúdio nos anos 1920 e 1930.

A parceria de sucesso de outrora deixou Walt sem os direitos de produzir qualquer conteúdo protagonizado por Oswald. A tristeza foi um combustível para Walt Disney criar um novo personagem. Dessa vez, a esperança era um rato chamado Mortimer, de pernas e braços finos, orelhas enormes, vestindo calção, luvas e sapatos. O primeiro nome do icônico personagem era completamente diferente e, graças à mulher de Disney, Lillian, o rato ganhou o famoso nome Mickey. Assim, teve início o império Disney.

Quadrinho animado


Walt Disney e Iwerks cativaram os olhos e ouvidos do público em uma época marcada pelo cinema mudo em preto e branco. Em 18 de novembro de 1928, o curta-metragem Steamboat Willie apresentou pela primeira vez Mickey no cinema. A animação é um marco para a sétima arte, o desenho do camundongo é considerado o primeiro com som sincronizado. Sessões-teste foram feitas antes da estreia oficial, os curtas Plane crazy e The gallopin gaucho, sem som, foram exibidos para pequenas plateias. Assim, foi o discreto começo do maior símbolo da animação.

As primeiras falas de Mickey foram:;Hot Dog! Hot Dog;, no curta-metragem The karnival Kid (1929). A partir daquele momento, na maioria dos curtas de Mickey durante a Segunda Guerra Mundial, o próprio Walt Disney dublava a voz do camundongo.

;A importância de Mickey é grande, afinal, ele é um ícone tanto dos quadrinhos como animação. Após décadas, ele ainda é o principal personagem de Walt Disney. Tanto que a silhueta da sua figura se encontra em muitos produtos da gigante franquia;, comentou o desenhista da Disney Paulo Borges

A criançada hoje em dia tem à disposição na televisão ou via streaming histórias modernas de Mickey. Grande parte de seu sucesso se dá junto aos famosos amigos, principalmente a namorada, Minnie. O cachorro Pluto e os amigos Pateta e Pato Donald tornam as aventuras mais engraçadas.

E, para as comemorações, produtos estão disponíveis no mercado. Novas coleções incluem colaborações com marcas de moda e de calçados, marca de doces, sorvetes e brinquedos, além de exclusividades nas lojas Disney e no shopDisney.com, títulos comemorativos da Disney Publishing Worldwide.

Para os amantes das figurinhas, a editora Panini realizou uma parceria inédita com a Disney e lançará um álbum colecionável Mickey Mouse História com Cromos. A coleção comemora o aniversário de 90 anos do personagem mais famoso do mundo, com ilustração da capa desenhada com exclusividade por Giorgio Cavazzano, cartunista italiano da Disney.

Arte imersiva


Uma mostra de arte interativa faz parte do cronograma de comemorações da empresa. Mickey: The true original exhibition, é uma das atrações em Nova York, do aniversário do personagem mais famoso do mundo. Arte imersiva e reveladora, inspirada na originalidade de Mickey e em seu impacto mundial na cultura popular e nas artes. Do começo em preto e branco em Steamboat Willie ao mundo colorido de mais de 100 curtas-metragens.


Em material de divulgação da mostra, o presidente da Disney Parks, Experience and Consumer Products, Bob Chapek, comentou que o próprio Walt Disney fazia questão de colocar Mickey como sua principal criação. ;Como Walt dizia, ;Eu apenas espero que nós nunca esqueçamos de uma coisa ; que isto tudo começou com um camundongo;. Por isso, começamos essa celebração com a mostra e vamos homenageá-lo por um ano em nossos parques ao redor do mundo. Dessa forma, homenageamos também a conexão profunda que famílias e fãs vêm estabelecendo com Mickey e Minnie há quase um século;.

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação