Adriana Izel
postado em 18/11/2018 07:15
Los Angeles ; Com o segundo filme da saga Animais fantásticos, Os crimes de Grindelwald, a britânica J.K. Rowling abriu todo um novo universo para explorar. A produção, que se passa após Onde habitam (2016), acompanha a fuga de Geller Grindelwald (Johnny Deep) e o primeiro grande passo do plano do bruxo para que os ;puro- sangue; dominem os demais. Do outro lado, está Newt Scamander (Eddie Redmayne) em uma missão para encontrar Credence (Ezra Miller) antes do vilão.
Para dar um ritmo envolvente, o enredo escrito por J.K. Rowling usa e abusa de revelações, que servem para explicar alguns fatos do filme e também para abrir uma série de possibilidades para os pelo menos mais três filmes já confirmados pela Warner Bros., estúdio responsável pela franquia de Animais fantásticos, e que um deles terá o Rio de Janeiro como cenário.
O Correio assistiu ao filme e entrevistou parte do elenco que falou sobre alguns pontos relevantes de Os crimes de Grindelwald. Então, se você ainda não assistiu ao filme ou é sensível a spoilers, é recomendado parar por aqui.
Reviravoltas
Na sequência, Grindelwald, com seu discurso de supremacia bruxa, começa a conquistar seguidores, entre eles, alguns personagens até então inimagináveis que acabam seduzidos pelas falas do vilão, como a bruxa vidente Queenie Goldstein (Alison Sudol).
A personagem começa o filme buscando viver o romance com o não mágico, o padeiro Jacob Kowalski (Dan Fogler), mesmo diante das proibições, e é essa impossibilidade que a atrai surpreendentemente para o lado de Grindelwald. ;Algumas coisas haviam sido ditas bem antes de o script chegar até mim; então, de certa forma, eu estava preparada. Mas eu não conseguia entender o motivo mesmo quando li. Ela e a irmã são órfãs e ela se apaixona, mas eles não podem estar juntos. Então, toma decisões em que ela faz o que pode, com muito medo. Ela tem esse enorme poder e vai ficando desesperada;, explica Alison Sudol.
A vidente é um dos reforços de Grindelwald ao lado de Credence, que depois se frustar com a não descoberta sobre a sua verdadeira família, aceita ficar ao lado do vilão. Inclusive, Credence é o personagem que abre as possibilidades para o futuro da franquia, quando no final é revelado por Grindelwald que ele é um irmão perdido de Albus Dumbledore (Jude Law). A revelação está na fala do vilão e também na presença da fênix, símbolo da família de Dumbledore.
;Não sabíamos do arco todo, só J.K. sabe o arco todo dos personagens;, afirma Ezra Miller sobre a revelação em torno de Credence em Os crimes de Grindelwald. O ator também explica um pouco as motivações do personagem de aceitar estar novamente ao lado do vilão. ;Acho que todos os personagens estão tentando entender quem são e de que lado eles ficam. O meu personagem vem de rejeição e de obscuridade;, conta.
Se de um lado há Grindelwald e seus seguidores, do outro há Albus Dumbledore e aqueles que querem lutar contra o vilão. Em boa parte do filme, o professor de Hogwarts fala sobre não poder enfrentar o ex-amigo Grindelwald e isso é explicado no filme. Ele e o vilão fizeram na juventude um pacto de sangue que os impede de se enfrentar, por isso, Dumbledore convoca Scamander e Grindelwald, o obscuro Credence. Ao final do filme, o cenário está pronto para a terceira franquia: vem aí o confronto entre os dois maiores bruxos do universo.
;Acho que na minha percepção há dois fins. O final que você vê o grupo na ponte e Dumbledore e Newt reunidos falando sobre a oportunidade de ter um jeito (de derrotar Grindelwald). É um exército de Dumbledore, que não podia lutar e, agora, talvez possa se juntar. Newt que não estava empenhado, agora está preparado para se empenhar na luta;, comenta David Heyman, produtor do filme.
E ainda completa: ;Fica sugerida uma batalha. Não queríamos fazer uma coisa da Marvel, mas amei que o filme terminou com essa revelação explosiva (a identidade de Credence). Uma revelação para quem conhece (o universo) Harry Potter, mais do que para quem não sabe. Quem não sabe vê o fim da ponte como uma reunião de pessoas. Mas quem é fã consegue entender porque é Dumbledore.;
*A repórter viajou a convite da Warner Bros.