Diversão e Arte

Péricles Cavalcanti faz show ao lado do filho: encontro de gerações

O show 'Dois em um solo' reúne pai e filho em repertório assinado pelos dois

Vinícius Veloso*
postado em 22/11/2018 06:30

Péricles Cavalcanti realiza show Dois em um solo em Brasília dividindo palco com o cantor e filho Leo Cavalcanti

Duas gerações , dois estilos diferentes. Uma carreira consolidada, a outra no começo. Separados por 37 anos de idade, pai e filho se apresentam juntos, no mesmo palco. Os cantores Péricles Cavalcanti e Leo Cavalcanti realizam, pela primeira vez, um show conjunto em Brasília, relembrando momentos da vida familiar e canções das carreiras.

Com o show Dois em um solo é a primeira vez que Péricles retorna para uma apresentação na cidade desde 2006. Doze anos depois, o compositor volta ao Teatro Plínio Marcos ; local da última apresentação ;- e não esconde a felicidade de estrear o projeto musical em Brasília.

;É a primeira vez em termos absolutos que vou dividir palco e repertório com o Leo. A expectativa é a melhor possível. Estrear um show, sem banda, somente com violões; Estou louco por este momento!”

Marcado por ser um grande compositor e ter canções gravadas por nomes importantes da música popular brasileira, como Caetano Veloso e Gal Costa, Péricles pretende cantar a própria versão das letras que escreveu.

;Eu fico feliz de ser compositor e acredito que meu trabalho está ligado a essa função. Mas eu sempre canto as músicas do meu jeito. Isso se tornou evidente com os discos que gravei, meu estilo se desenhou. É como se eu mostrasse para as pessoas que inicialmente essa música foi feita assim;, revela o cantor.

Blocos

Conduzido por violões elétricos, o show tem traços de percussão, com a presença do pandeiro e do derbak, um instrumento árabe. Dividido por blocos, com partes solo de cada um dos artistas e momentos conjuntos, a apresentação não é linear. Pai e filho alternam momentos de protagonismo. Clareou, composição gravada no ano de 1976, em Brasília, por Péricles e Ainda aqui sonhando, o single mais recente de Leo, são figurinhas carimbadas. O fator diferencial da apresentação, entretanto, é a presença de Leo Cavalcanti cantando ao lado do pai pela primeira vez na cidade. As semelhanças e diferenças entre as gerações acabam por se completar no amor mútuo pela música.

;Com meu pai, aprendi o amor pela canção. Temos isso em comum. No entanto, temos buscas estéticas diferentes. Esse show é uma maneira de fazer a gente se encontrar no que a gente tem em comum, além de fazer um se experimentar no lugar do outro. Eu adoro isso desse show. Adoro redescobrir o quanto somos ligados e como é bonito sermos diferentes;, conta o instrumentista.

O cantor de 34 anos acredita que, por se realizar em na capital federal e com uma aura familiar, o show será marcante. A intensidade envolvida faz com que o clima se torne mais especial.

;Faz tempo que não toco com meu pai, e quando toco é sempre algo muito forte pra mim. Em Brasília, tudo vai ficar ainda mais intenso ; tanto em função desse nosso difícil momento político, em que as liberdades artísticas e políticas estão sendo cerceadas de forma preocupante, quanto pelo fato de que tenho grande parte de minha família aqui. Então, tudo está à flor da pele. As coisas profundas da vida, os laços fortes, o desejo e o porquê de fazer arte. Acho que tudo isso estará amplificado de forma especial neste show.;

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira



Show Dois em um solo

Hoje, às 19h30. Apresentação de Péricles Cavalcanti e Leo Cavalcanti no Teatro Plínio Marcos (Funarte Brasília). Classificação indicativa livre, com ingressos no valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação