Diversão e Arte

Sérgio Dias comanda Os Mutantes nesta quinta, no T-Bone

Dias é o único remanescente da formação original dos Mutantes

João Paulo Zanatto*
postado em 22/11/2018 06:30

Liderado por Sérgio Dias, Os Mutantes se apresentam hoje, de graça, na Asa Norte

Uma das maiores e mais influentes bandas de rock brasileiro volta à capital federal. Os Mutantes se apresentam na Noite Cultural do açougue T-Bone, na 312/313 Norte, com entrada franca.

O lendário grupo tem mais de 50 anos de estrada, mas a energia e originalidade do grupo permanecem as mesmas. ;Mutantes é uma missão e não há nada no Brasil que se compare aos Mutantes em termos de história;, garante Sérgio Dias, vocalista e guitarrista da banda.

Tendo como referência bandas como The Beatles, Jimi Hendrix e Sly & the Family Stone, o grupo misturou essas influências com a bossa nova, samba e, no final da década de 1960, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, entre outros, renovaram a música brasileira durante o movimento da Tropicália, que neste ano comemora 50 anos. ;Mutantes abriu as portas para muita gente, para muitas coisas difíceis de acontecer, como uma banda cantando em português nos EUA, isso é muito louco;, diz Sérgio.

A influência dos Mutantes é enorme, sobretudo nos Estados Unidos e na Europa, em que bandas underground destes lugares os citam como grande referência. Em 1993, o famoso vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, solicitou publicamente uma turnê de reunião do trio Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Um dos grandes fãs da banda é também Sean Lennon, filho caçula do ex-beatle John Lennon, ;Recebi um e-mail do Sean Lennon, ele perguntava quem tinha influenciado a banda. ;Cara, foi seu pai!’;, conta Sérgio Dias.

Originalmente, a banda era composta por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias e, ao longo dos anos, diversos artistas integraram a banda, como Liminha, Dinho Leme e Zélia Duncan. Atualmente é formada por Sérgio Dias (vocais, guitarra e violão), Esméria Bulgari (vocais e percussão), Henrique Peters (teclados e vocais), Claudio Tchernev (bateria) e Vinicius Junqueira (baixo).

O grupo prepara um novo álbum que deve ser finalizado até dezembro deste ano, com lançamento em 2019.


[FOTO2]

Candangos

Tradicional evento na cidade, as Noites Culturais do T-Bone sempre contam também com músicos e poetas brasilienses. Desta vez, quem abre o evento são os poetas Jorge Amâncio, Marcos Fabrício, Flora Beatriz e Dini Brandão, além da cantora brasiliense Nãnan Matos.

Nãnan nos apresenta cantos, ritmos tradicionais e canções afro-brasileiras. Ela traz em suas performances interpretações contemporâneas, autênticas, além de tambores, danças, cantos étnicos, tudo isso com temas bastante atuais.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira



Os Mutantes no Açougue Cultural T-Bone
Açougue Cultural T-Bone (312/313 Norte). Nesta quinta (22/11), às 19h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação