Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Espetáculo sobre cultura latina se apresenta no Teatro dos Bancários

Peça teatral 'Corazón Salsero Compartilha' fala sobre o universo da América Latina nesta sexta-feira (23/11)



Para mostrar a cultura dos países da América Latina, Brasília será palco, nesta sexta-feira (23/11), do espetáculo Corazón Salsero Compartilha. Estrelado no palco do Teatro dos Bancários, a apresentação promete envolver a interação entre a dança, o teatro e a arte áudiovisual, de forma que o espectador aprofunde seu conhecimento na cultura latina.

Em Corazón Salsero Compartilha, a dançarina e diretora do espetáculo, Ana Diniz, afirma que a peça é uma forma de homenagear e inserir a cultura de Cuba, Argentina, Uruguai, México, entre outros países, no convívio dos brasilienses. ;Nós queremos mostrar para as pessoas a história do ritmo latino e mostrar que esta cultura é muito mais próxima do Brasil do que imaginamos;, disse a diretora.
O espetáculo vai navegar pelas redes sociais de Thayna, uma jovem estudante da Uiversidade de Brasília, (UnB) que está em busca de conhecer a dança latina e acaba por receber as mais variadas informações sobre este universo através da internet. Sem deixar o humor de lado, as cenas se alternam entre a tela do seu celular, seu cotidiano e danças latinas.

A história de Thayna chega a se confundir com a vida da própria Ana Diniz, que é formada em Relações Internacionais pela UnB. ;Eu costumo dizer que o espetáculo é baseado em fatos reais, eu passei por essa busca. Além disso, a gente criou essa personagem para que as pessoas possam se identificar com o comportamento dela, porque é uma coisa que todo mundo faz é chegar em casa e ver as redes sociais;, afirma.

Mas, de acordo com Ana Diniz, o cerne da peça é valorizar tudo em torno da cultura da América Latina. ;Uma coisa que a gente percebe muito é que as pessoas acabam gerando um preconceito com estes países por não ter tido contato com essa cultura, então a gente procurou trazer o que vivenciamos na dança;, conclui a diretora.
Corazón Salsero Compartilha
Sexta-feira(23/11), às 20h, no Teatro dos Bancários (314 sul). Ingressos a R$ 50 (inteira) e R$25 reais (meia), disponível no Teatro dos Bancários e Ana Diniz Estúdio de Dança