Diversão e Arte

Banda Eddie faz show no Calaf para lançar novo disco 'Mundo Engano'

O álbum foi fruto da aproximação do vocalista Fábio Trummer com o produtor e baterista da banda Nação Zumbi, Pupillo Menezes, que também assina a produção do disco

Tarcila Rezende - Especial para o Correio
postado em 23/11/2018 13:50
Banda Eddie chega em Brasília nesta sexta-feira (23/11), para realizar um grande show no Outro Calaf e celebrar o lançamento do novo projeto

A gente sempre quer um disco bom pra ouvir no carro, com uma pegada ensolarada;. Foi assim que o vocalista da Banda Eddie, Fábio Trummer, definiu o mais novo disco do grupo, Mundo Engano, o sétimo da carreira. Circulando por diversas cidades do Brasil para apresentar o disco, Banda Eddie chega em Brasília nesta sexta-feira (23/11), para realizar um grande show no Outro Calaf e celebrar o lançamento do novo projeto.

O novo álbum apresenta músicas como De pouco em pouco e A correnteza, composição inspirada no livro Os trabalhadores do mar, obra do poeta, dramaturgo e romancista francês Victor Hugo. Precedido em janeiro pelo single com Girando o mundo, tema carnavalesco em que a Banda Eddie se aproximou do passo do frevo, o álbum Mundo engano se deixa levar por correnteza pop tropical, esboçando fusão de samba e surf music em O mar apaga. Já Para Yemanjá tem versos do poeta Marcelino Freire. A canção O mar lá fora exemplifica a temática marítima do repertório, reforçada pela ilustração de Helder Santos exposta na capa do disco.

Mundo engano começou a ser gerado em novembro de 2016, fruto da aproximação do vocalista Fábio Trummer com o produtor e baterista da banda Nação Zumbi, Pupillo Menezes, que também assina a produção do disco. Sob o refino de Pupillo, e com a linguagem do pop e do rock, o disco ainda flerta com o universo musical caribenho na canção Dobra esquina, com a malícia do forró em Vivo tendo fogo e se inspira no mundo do hip-hop em Brooklin. A canção Medo da rua é uma regravação do repertório do grupo Trummer Super Sub América, projeto paralelo do vocalista.

De acordo com Fábio Trummer, Pupillo Menezes é um amigo de música e da vida, além de ser um ótimo colega de trabalho. ;Há muito tempo ele queria produzir a gente, porque gostava muito da banda. Ele é um cara que nós admiramos muito, e foi ótimo porque é muito rigoroso no produto, na lapidação e na intenção das coisas. A gente é uma banda muito diferente, que não tinha esse tipo de experiência e detalhamento das coisas, e ele ajudou nisso;, conta Trummer.

A Banda Eddie é formada pelo vocalista Fábio Trummer, o percursionista Alexandre Urêa, o tecladista, o trompetista Andret Oliveira, o baixista Rob Meira e o baterista Kiko Meira. O grupo faz parte de uma nova geração de músicos nordestinos, que fizeram parte também do movimento manguebeat, e ainda trazem elementos do forró, samba e outros ritmos regionais com hip-hop e punk rock.

Embora Fábio tenha afirmado que ter tanto tempo de carreira tem seus prós e contras, a cada álbum a maturidade vai da banda vai aumentando e a experiência de gravar um álbum acaba mudando as perspectivas do grupo. ;É positivo porque a gente acaba tendo mais controle do que quer fazer, mas por outro lado corre o risco de a gente perder a espontaneidade;, disse o vocalista.

Mas, pelo visto, Mundo engano não se perdeu no caminho, e por ter sido um disco teve um tempo maior de produção, refinagem e transformação, Trummam diz está feliz com o resultado. ;Foi álbum que teve álbum mais próximo do alvo, com uma flechada mais certeira; revela o músico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação