Diversão e Arte

Festival Internacional de Filmes começa nesta terça-feira no Cine Brasília

São mais de 200 curtas vindos de 53 países. A programação inclui curtas (com até 30 minutos) e curtíssimos (até 4 minutos de duração) premiados em festivais internacionalmente reconhecidos

Mariah Aquino*
postado em 27/11/2018 06:45
Curta 'Hello Rain', que será exibido no Lobo Fest, no Cine Brasília
Antes conhecido como Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, o Lobo Fest ; Festival Internacional de Filmes, chega repaginado a 2018 com uma programação repleta das mais diversas atividades. De hoje até 4 de dezembro, o evento oferece diferentes mostras, todas com entrada franca no Cine Brasília, além de um ambiente de mercado e atividades, como palestras e oficinas.

São mais de 200 curtas vindos de 53 países. ;É um projeto de festival que tem como objetivo não ser só um evento, mas um projeto;, explica a idealizadora Josiane Osório. ;Temos atividades acontecendo durante todo o ano. Começou em junho com uma oficina de roteiro com a roteirista uruguaia Inés Bortagaray. Tivemos a abertura da exposição Cândido de Farias (no CCBB), oficina de fotografia com o diretor Cesar Charlone no UFB do Recanto das Emas, entre outras atividades.;

A curadoria do material foi feita por Josiane e pela equipe formada por Ulisses de Freitas, o produtor audiovisual Rodrigo Martins, os críticos Fábio Krispin e Gustavo Menezes, além dos professores Érika Bauer e Ciro Inácio Marcondes. As obras selecionadas foram divididas em diferentes mostras. Cinema, Presente! e Radar abordam o que há de mais atual na forma de produção audiovisual. Meu pé de laranja lima, De boa na lagoa e Lobinho são voltadas para crianças em diferentes fases de desenvolvimento enquanto a Lobo azul busca incluir jovens com autismo.

A mostra Do outro lado do espelho é composta apenas por curtas dirigidos por mulheres, enquanto a E por falar em saudade engloba personagens idosos. Há ainda sessões com audiodescrição na Segredo dos seus olhos e uma homenagem especial à cineasta ucraniana Kira Muratova. ;Temos uma preocupação muito grande com a formação do olhar, a educação do olhar;, diz Ulisses de Freitas. ;Desse modo, a gente inclui as pessoas que estão fora desse circuito. São nessas mostras e festivais que as pessoas têm chance de ver e conhecer outras narrativas. Temos filmes do Letão, de Kosovo, muita coisa diferente.;

A programação inclui curtas (com até 30 minutos) e curtíssimos (até 4 minutos de duração) premiados em festivais internacionalmente reconhecidos, como Cannes, Clermont-Ferrand, Sundance e Doc Lisboa. Todos os dias, durante a noite, o festival é animado com atrações musicais e lançamento de livros. No último dia, ocorre também a premiação das Mostras Competitivas Nacional e Internacional de Curtas-metragens e de Curtíssimos.

Apelo social

Por mais que a capital receba, vez ou outra, festivais de cinema, Josiane acredita que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Depois de uma série de oficinas audiovisuais em escolas públicas, ela afirma: ;Temos populações completamente abandonadas. A maioria das pessoas não têm o hábito, elas estranham a cena. Precisamos intensificar esses trabalhos e trazer as pessoas. Isso precisa ser popularizado;.

É por esse motivo que o projeto engloba, entre outras iniciativas, oficinas gratuitas em escolas públicas e exibições no metrô.

*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira



10; Lobo Fest ; Festival Internacional de Filmes
Cine Brasília (106/107 Sul). De hoje a 4 de dezembro. Entrada franca. Programação completa e classificação indicativa de cada sessão disponíveis em www.lobofest.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação