Diversão e Arte

Casal polonês ganha processo para incluir 'Yoda' no nome do filho

A batalha judicial durou quatro anos

postado em 29/11/2018 18:25

A ideia de homenagear o mestre jedi veio do pai da criança

O casal polonês Kinga e Wojciech Staszewska venceu uma batalha de quatro anos na Justiça para incluir o nome de um personagem de Star wars no nome do filho. Hoje com quatro anos, a criança seria chamada de Igor Yoda Staszewski, mas o nome recebeu uma objeção quando foi registado no cartório.

"Recebi uma ligação dizendo que havia uma objeção do Polish Language Council (PLC)", contou a mãe. Na língua polaca, nenhuma palavra começa com a letra Y. Quando uma palavra de outras origens chega ao país, a letra inicial, se for Y, é transformada em J ou I. Para Kinga e Wojciech, Joda ou Ioda não era a mesma coisa que a homenagem a um dos grandes sábios da saga Star wars.

O pai da criança compartilhou uma foto do documento oficial no Facebook

Os pais apresentaram um recurso ao CLP e, depois de quatro anos, saíram vitoriosos. O registro de Igor Yoda Staszewski pode finalmente ser oficializado e a criança está bem feliz. "Nosso filho tem orgulho de seu nome e ele é fascinado por Star wars", esclarece Kinga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação