Diversão e Arte

Canal Manual do mundo vira livro que será lançado em Brasília

Manual do mundo, o livro, traz 80 respostas para as perguntas mais cabeludas

Adriana Izel
postado em 02/12/2018 06:30
Mariana Fulfaro e Iberê Thenório respondem a questionamentos dos fãs na obra Dúvida cruel


Dez anos de existência, mais de 11 milhões de inscritos e o título de maior canal sobre ciência e tecnologia em língua portuguesa do mundo no YouTube. Esses são os números do canal Manual do mundo, criado e gerenciado pelo jornalista Iberê Thenório e pela terapeuta Mariana Fulfaro.

O sucesso na internet levou a dupla a explorar outros formatos, como o impresso, com a publicação do segundo livro da carreira, a obra Dúvida cruel: 80 respostas para as perguntas mais cabeludas, que responde a questionamentos variados de forma prática e fácil e que terá lançamento oficial em Brasília hoje, a partir das 14h, na Livraria Leitura, no shopping Pátio Brasil.

;Quando somos pequenos, as questões são simples, com respostas às vezes óbvias ;Por que fazemos cocô?;, ;Por que eu preciso escovar os dentes?;. O problema é que, conforme crescemos, as dúvidas vão ficando cada vez mais complicadas, até chegar a um ponto em que os adultos já não têm mais resposta;, explicam Iberê e Mari na introdução da obra para explicar o que os motivou a escrever o livro.

Respostas


Em mais de 200 páginas, os youtubers exploram dúvidas enviadas pelo público, que vão desde fatos históricos, como ;quando os índios chegaram ao Brasil?;, até perguntas mais improváveis, como ;por que bater os cotovelos dá choque?;. Para chegar até as respostas, Iberê e Mari mergulharam num trabalho de pesquisa em livros, artigos científicos e reportagens jornalísticas, algo que eles já fazem para entregar as respostas também no canal.

Na web, o quadro Dúvida cruel teve início em fevereiro de 2016 com o vídeo ;Por que o céu é azul?;. A partir daí foram postados mais de 20 vídeos no canal no YouTube com a hashtag, sem contar com a aba no site oficial da dupla dedicada ao tema.

Apesar de a primeira vista o livro parecer ser voltado ao público, a intenção é atingir pessoas dos 9 aos 90 anos. ;Se tem um espírito questionador aguçado, é provável que perguntas cabeludas fiquem martelando na sua cabeça. Afinal, o mundo é uma fonte inesgotável de curiosidade;, instiga a dupla no material de divulgação.

Manual do mundo é atualizado semanalmente às terças e quinzenalmente aos sábados com vídeos que respondem dúvidas ligados tanto à ciência quanto à tecnologia de modo geral, além de dicas de sobrevivência e curiosidades científicas.


SERVIÇO

Dúvida cruel: 80 respostas para as perguntas mais cabeludas
De Iberê Thenório e Mariana Fulfaro (Manual do Mundo). Editora Sextante, 208 páginas.

Lançamento do livro Dúvida cruel, do Manual do Mundo
Livraria Leitura (3; piso do Pátio Brasil Shopping). Hoje, às 14h. Lançamento do livro Dúvida cruel, do Manual do Mundo com presença de Iberê Thenório e Mariana Fulfaro. A entrada é franca, mediante retirada de senha na livraria. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação