Publicidade

Correio Braziliense

Canal Manual do mundo vira livro que será lançado em Brasília

Manual do mundo, o livro, traz 80 respostas para as perguntas mais cabeludas


postado em 02/12/2018 06:30

Mariana Fulfaro e Iberê Thenório respondem a questionamentos dos fãs na obra Dúvida cruel(foto: Youtube/Reprodução)
Mariana Fulfaro e Iberê Thenório respondem a questionamentos dos fãs na obra Dúvida cruel (foto: Youtube/Reprodução)



Dez anos de existência, mais de 11 milhões de inscritos e o título de maior canal sobre ciência e tecnologia em língua portuguesa do mundo no YouTube. Esses são os números do canal Manual do mundo, criado e gerenciado pelo jornalista Iberê Thenório e pela terapeuta Mariana Fulfaro.

O sucesso na internet levou a dupla a explorar outros formatos, como o impresso, com a publicação do segundo livro da carreira, a obra Dúvida cruel: 80 respostas para as perguntas mais cabeludas, que responde a questionamentos variados de forma prática e fácil e que terá lançamento oficial em Brasília hoje, a partir das 14h, na Livraria Leitura, no shopping Pátio Brasil.

“Quando somos pequenos, as questões são simples, com respostas às vezes óbvias “Por que fazemos cocô?”, “Por que eu preciso escovar os dentes?”. O problema é que, conforme crescemos, as dúvidas vão ficando cada vez mais complicadas, até chegar a um ponto em que os adultos já não têm mais resposta”, explicam Iberê e Mari na introdução da obra para explicar o que os motivou a escrever o livro.

Respostas


Em mais de 200 páginas, os youtubers exploram dúvidas enviadas pelo público, que vão desde fatos históricos, como “quando os índios chegaram ao Brasil?”, até perguntas mais improváveis, como “por que bater os cotovelos dá choque?”. Para chegar até as respostas, Iberê e Mari mergulharam num trabalho de pesquisa em livros, artigos científicos e reportagens jornalísticas, algo que eles já fazem para entregar as respostas também no canal.

Na web, o quadro Dúvida cruel teve início em fevereiro de 2016 com o vídeo “Por que o céu é azul?”. A partir daí foram postados mais de 20 vídeos no canal no YouTube com a hashtag, sem contar com a aba no site oficial da dupla dedicada ao tema.

Apesar de a primeira vista o livro parecer ser voltado ao público, a intenção é atingir pessoas dos 9 aos 90 anos. “Se tem um espírito questionador aguçado, é provável que perguntas cabeludas fiquem martelando na sua cabeça. Afinal, o mundo é uma fonte inesgotável de curiosidade”, instiga a dupla no material de divulgação.

Manual do mundo é atualizado semanalmente às terças e quinzenalmente aos sábados com vídeos que respondem dúvidas ligados tanto à ciência quanto à tecnologia de modo geral, além de dicas de sobrevivência e curiosidades científicas.


SERVIÇO 

Dúvida cruel: 80 respostas para as perguntas mais cabeludas
De Iberê Thenório e Mariana Fulfaro (Manual do Mundo). Editora Sextante, 208 páginas.

Lançamento do livro Dúvida cruel, do Manual do Mundo
Livraria Leitura (3º piso do Pátio Brasil Shopping). Hoje, às 14h. Lançamento do livro Dúvida cruel, do Manual do Mundo com presença de Iberê Thenório e Mariana Fulfaro. A entrada é franca, mediante retirada de senha na livraria. Classificação indicativa livre.
 
 
 
 
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade