Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Contos de autores contemporâneos brasileiros a R$ 1,99

Projeto da Amazon quer ampliar público de literatura brasileira

Rio de Janeiro ; De olho nos leitores acostumados ao mundo digital, a Amazon se associou às três agentes literárias mais importantes do país para criar uma coleção de contos vendidos a R$ 1,99. Lúcia Riff, Luciana Villas Boas e Mariana Teixeira Soares trabalharam como curadoras na escolha dos 30 autores convidados para o projeto. A ideia é dar maior visibilidade à literatura brasileira contemporânea ao oferecer textos a preços acessíveis. ;A literatura brasileira tem uma marca muito grande do conto, da crônica, do dia a dia;, explica Ricardo Garrido, gerente geral para conteúdo do Kindle, o aplicativo de leitura da Amazon. ;São grandes histórias, em formato digital e com preço bom para despertar o gosto pela literatura brasileira.;

Os contos podem ser adquiridos individualmente ou em forma de antologia com 10 autores, a R$ 9,99, e todos foram publicados por meio do Kindle Direct Publishing (KDP), a plataforma de autopublicação da Amazon, sob o selo de Coleção Identidade (amazon.com.br/colecaoidentidade). As agentes, que fizeram papel de curadoras, selecionaram autores variados. Há desde nomes que acabam de despontar na cena literária, como Luiza Mussnich e Giovana Madalosso, até autores premiados, como Vanessa Bárbara e Miriam Leitão, ambas vencedoras do Jabuti.

Segundo Lúcia Riff, diante de um momento de crise, quando livrarias de rede estão prestes a pedir falência e editoras enfrentam redução e demissões, é importante dar atenção ao melhor da literatura brasileira. ;O nosso recorte foi o mais variado possível;, diz a agente, fundadora da Agência Riff, que representa hoje 122 autores brasileiros. ;Trouxemos autores de várias idades e gêneros, com textos mais leves, mais densos. Tem textos que vão agradar todos os públicos.; Para a coleção, Riff trouxe Giovana Madalosso e Carlos Eduardo Pereira.

O fato de serem contos, gênero muitas vezes desprezado na cena literária, foi uma escolha significativa para Mariana Teixeira. ;É importante para abrir um caminho para os romances;, acredita. ;Dá uma visibilidade para o autor e abre a porta para uma leitura prazerosa e rápida. O conto tem essa qualidade de satisfazer o desejo da literatura de maneira super- rápida.; A agente, proprietária da MTS Agência de Autores, acredita que a Coleção Identidade pode ajudar a promover o gênero, que nem sempre é bem recebido no mercado editorial. ;No dia a dia com os autores de literatura brasileira senti muito que é um espaço que precisa ser ocupado. E abrir essa possibilidade para o leitor é muito importante;, garante. ;Existe um desconhecimento grande sobre esses autores. Temos um cardápio de boa literatura que continua escondida. Esse projeto estimula o leitor a conhecer e, não tenho dúvida de que, se alguém ler esses autores, vai se tornar leitor.;

Luciana Vilas Boas, da Villas-Boas & Moss Agência Literária, explica que os temas são variados e há muitos textos sobre a crise política vivida pelo país nos últimos anos. ;Tenho a impressão de que o futuro da humanidade será de crise para sempre. E muitos contos refletem o momento político atual;, diz. Ela cita, por exemplo, o texto de Sérgio Abranches.

Para as editoras, a expectativa é atrair, principalmente, os leitores já habituados a consumir literatura em plataformas digitais de autopublicação. ;O espaço digital ou virtual já é bastante forte em uma literatura bem comercial. A ficção literária é menos presente no espaço virtual. Esse é um esforço para que a ficção literária também seja uma opção;, lembra Villas-Boas.

* A repórter viajou a convite da Amazon