Diversão e Arte

CCXP reúne mais de 500 artistas para debater sobre as novidades na cultura

Convenção começa nesta quinta (6/12), em São Paulo, e tem Sandra Bullock entre os convidados

Adriana Izel
postado em 06/12/2018 06:30

Depois de Will Smith, Netflix leva Sandra Bullock para divulgar o filme Bird box

Durante alguns anos, as convenções geeks de San Diego (Califórnia), e de Nova York, mais conhecidas como Comic Con, foram referência no formato. Hoje, elas continuam sendo as feiras mais importantes. Porém, agora, ao lado delas, está a Comic Con Experience (CCXP), que, no ano passado, bateu recorde de público com 227 mil pessoas e, neste ano, contará com mais de 500 artistas nacionais e internacionais de diferentes áreas da cultura pop ; games, televisão, cinema e quadrinhos ; espalhados pelas programações que se dividem em painéis e experiências em três grandes auditórios (Cinemark, Ultra e Prime), estandes, palcos e áreas específicas de 6 a 9 de dezembro, em São Paulo.

Se no ano passado a feira bateu recorde de público e se tornou a maior Comic Con do mundo em público, a intenção da quinta ; e comemorativa ; edição é atingir um número ainda maior. Para isso, a produção do evento, em parceria com estúdios, canais e distribuidoras, investiu forte nos convidados levando em consideração o perfil desse público no Brasil, que, em sua maioria, é formado por pessoas entre 18 e 29 anos com grande interesse em internet e ficção científica, segundo pesquisa Geek Power, sobre hábitos de consumo.

;Quando a gente pensa o mundo geek, ele está muito atrelado a ser apaixonado por alguma coisa. Há algum tempo já que esse público ;saiu do armário;. Antes as pessoas tinham vergonha de ser geek e nerd, agora todo mundo acompanha séries, assiste a filmes de super-heróis, curte HQ, lê livros como O senhor dos anéis e Harry Potter;, analisa Marcela Miranda, porta-voz da Trigg, empresa de cartões que é uma das patrocinadoras do evento e que terá um estande com games e experiências para o público, além de lançar um cartão comemorativo com arte de Aquaman na feira ; a empresa já tem versões de Mulher-Maravilha, Batman e Superman.

Zachary Levi está entre os atores do universo dos heróis que estará na feira

Line-up de peso

Neste ano o line-up conta com mais de 20 artistas internacionais de peso, indo desde a ganhadora do Oscar Sandra Bullock, que estará no país para promover o filme Bird box, produzido pela Netflix, até nomes da nova geração como Maisie Williams, a Arya Stark de Game of thrones, que participará de painel da HBO sobre a série.

A feira começa hoje, a partir das 12h, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, com homenagem a Chris Columbus, diretor e produtor norte-americano envolvido em produções como Harry Potter, Esqueceram de mim e Percy Jackson. Logo no primeiro dia várias estrelas desembarcam na convenção. Uma das mais aguardadas é a presença de parte do elenco de Game of thrones, com Maisie Williams e John Bradley (Samwell Tarly), e os criadores David Benioff e D.B. Weiss. Essa será a primeira vez que a HBO reúne tantos nomes na produção para falar sobre a última temporada, que estreia em abril de 2019.

No mesmo dia, a feira conta ainda com Ricky Whittle, de American gods; Manu Bennett, de Arrow, Spartacus e O Hobbit; e as estrelas brasileiras Paolla Oliveira, indo promover Cemitério maldito, e Cauã Reymond, Kleber Toledo, Maria Casedevall e Sophie Charlotte, para falar da série Ilha de Ferro, disponível na Globo Play e que teve o primeiro episódio exibido na Globo. cam para a presença de Tom Welling, ex-protagonista de Smallville, que participa de um painel em homenagem aos 80 anos do Superman; Rebecca Sugar, criadora da animação Steven Universo do Cartoon Network; o trio Jessica Chastain, Simon Kinberg e Sophie Turner para falar sobre o próximo X-Men; e Mina Lima, designer brasileiro envolvido nas artes de Harry Potter, entre elas de Animais fantásticos: Os crimes de Grindelwald.

No fim de semana é a vez da feira ter ainda mais estrelas. No sábado, o diretor M. Night Shyamalan desembarca para falar de Vidro, filme que une o universo de Corpo fechado e Fragmentado; os atores do universo Marvel Sebastian e Brie Larson participam da feira para falar de Vingadores e Capitã Marvel; e Andy Serkis, que vai promover o live action Mogli: Entre dois mundos. Já no domingo, a CCXP recebe Michael B. Jordan, de Creed; Zachary Levi, de Shazam; Sandra Bullock ao lado de Trevante Rhodes para falar de Bird box; e o trio de Stranger things, Caleb Mclaughlin, Noah Schnapp e Sadie Sink.

Outras atrações

Além dos painéis, em que os artistas batem um papo com o público sobre seus trabalho, a feira tem uma série de outras programações. Entre elas, as estreias de filmes. Na sexta-feira, a feira tem sessão especial de Aquaman. No sábado, tem premi;re da animação WiFi Ralph, enquanto no domingo serão exibidos Creed 2 e Bird box. Todos com exclusividade para o público do Auditório Cinermark, o principal da CCXP, que tem capacidade para três mil e 300 pessoas.

Do lado de fora dos auditórios, também há opções para o público. Os estandes são uma diversão à parte, com experiências imersivas e interativas, e até com programação própria, como é o caso do espaço do Grupo Globo com direito a meeet & greet, bate-papo e demonstração de produções. Estão confirmadas as presenças do elenco de Ilha de Ferro, Aruanas, Vai Fernandinha, Viver do riso, Só toca top, Shippados e Detetives do Prédio Azul.

Outros estandes que já anunciaram grandes atrações são a Warner, com recriação de cenário de Riverdale e brincadeiras envolvendo temáticas de The Big Bang Theory, Young Sheldon e Supernatural; Hasbro em parceria com Paramout, que levará o público para uma viagem aos anos 1980, período em que se passa o novo filme de Transformers, Bumblebee; Senac São Paulo com maquiagem artística e oficina de óculos de realidade virtual; Sky com escape room; Mauricio de Sousa Produções com quatro cabines temáticas de personagens da Turma da Mônica; entre outros.
Mineira radicada em Brasília, Renata Rinaldi participa de projeto que será lançado na CCXP pela representatividade feminina nos quadrinhos
Tradição do quadrinho

Em seu quinto ano, a convenção também resolveu reforçar a tradição dos quadrinhos. Dessa vez, a feira contará com ainda mais quadrinistas brasileiros reunidos na área batizada de Artist;s alley, em que os autores e ilustradores podem expor seus trabalhos e interagir com o público. ;As proporções da CCXP são magnânimas, o fluxo de gente, intenso e a quantidade de profissionais da área tornam tudo muito único. Encaro como uma das maiores vitrines de divulgação e vendas do país;, analisa Renata Rinaldi, mineira radicada em Brasília que vai para mais um ano de feira.

Ela se junta aos mais de 15 brasilienses confirmados na edição de 2018. ;É com grande felicidade que estarei nessa edição. Do ano passado para cá, o número de inscritos para o Artist;s alley aumentou muito, tornando a seleção bem mais rigorosa, afirma Rinaldi.

Neste ano, Renata Rinaldi aproveita para lançar o quadrinho The invisible thread, com quatro histórias sobre laços afetivos, e expor títulos anteriores, como O jardim, prints exclusivos, adesivos, pins e coletâneas. Além disso, a artista participa de uma ação que envolve 23 quadrinistas mulheres que estarão na área.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação