Diversão e Arte

Filme apresenta história da presença feminina na diplomacia brasileira

'Exteriores - Mulheres brasileiras na diplomacia' recria trajetória das brasileiras no Itamaraty

postado em 10/12/2018 16:43
Trecho do filme 'Exteriores %u2013 Mulheres brasileiras na diplomacia'

Nesta terça-feira (11/12), o Cine Sesc paulista apresentará o filme Exteriores ; Mulheres brasileiras na diplomacia, da diretora Ivana Diniz. A película contará a história da presença feminina nas relações internacionais do Brasil, apresentando entrevistas com 14 mulheres que fizeram parte desta história. A ocasião da estreia celebrará os 100 anos da diplomacia brasileira no mundo.

[SAIBAMAIS]A produção foi realizada com financiamento coletivo, que arrecadou cerca R$ 45 mil entre junho e julho deste ano. O primeiro momento do filme retorna a 1918, quando a baiana Maria José Rabello se tornou a primeira diplomata brasileira. Mais do que abrir portas, Maria se tornou uma fonte de inspiração ao cargo, que tradicionalmente voltou-se a presença feminina (mesmo atualmente o percentual de mulheres no Itamaraty é de apenas 23%).

O filme também apresentará o depoimento das diplomatas Menezes Campos (a primeira negra no cargo), Vitória Cleaver, Thereza Quintella, Edileuza Fontenelle, Maria Nazareth Farani, Ana Maria Sampaio, Eugenia Barthelmess, Irene Vida Gala, Sônia Gomes e Gisela Padovan, Marise Nogueira, Viviane Balbino, Amena Yassine, Laura Delamonica e Márcia de Menezes Campos.
Na última segunda-feira (11) houve um evento em Brasília, no Espaço Renato Russo (508 Sul) para apresentação do filme.

Serviço

Estreia de Exteriores ; Mulheres brasileiras na diplomacia
Cine Sesc (Rua Augusta, 2075, São Paulo)
Nesta terça-feira (11), às 11h
Classificação indicativa livre

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação