Publicidade

Correio Braziliense

Filme apresenta história da presença feminina na diplomacia brasileira

'Exteriores - Mulheres brasileiras na diplomacia' recria trajetória das brasileiras no Itamaraty


postado em 10/12/2018 16:43 / atualizado em 11/12/2018 15:28

Trecho do filme 'Exteriores %u2013 Mulheres brasileiras na diplomacia'(foto: Reprodução/Facebook)
Trecho do filme 'Exteriores %u2013 Mulheres brasileiras na diplomacia' (foto: Reprodução/Facebook)


Nesta terça-feira (11/12), o Cine Sesc paulista apresentará o filme Exteriores – Mulheres brasileiras na diplomacia, da diretora Ivana Diniz. A película contará a história da presença feminina nas relações internacionais do Brasil, apresentando entrevistas com 14 mulheres que fizeram parte desta história. A ocasião da estreia celebrará os 100 anos da diplomacia brasileira no mundo. 

A produção foi realizada com financiamento coletivo, que arrecadou cerca R$ 45 mil entre junho e julho deste ano. O primeiro momento do filme retorna a 1918, quando a baiana Maria José Rabello se tornou a primeira diplomata brasileira. Mais do que abrir portas, Maria se tornou uma fonte de inspiração ao cargo, que tradicionalmente voltou-se a presença feminina (mesmo atualmente o percentual de mulheres no Itamaraty é de apenas 23%).  

O filme também apresentará o depoimento das diplomatas Menezes Campos (a primeira negra no cargo), Vitória Cleaver, Thereza Quintella, Edileuza Fontenelle, Maria Nazareth Farani, Ana Maria Sampaio, Eugenia Barthelmess, Irene Vida Gala, Sônia Gomes e Gisela Padovan, Marise Nogueira, Viviane Balbino, Amena Yassine, Laura Delamonica e Márcia de Menezes Campos.
 
Na última segunda-feira (11) houve um evento em Brasília, no Espaço Renato Russo (508 Sul) para apresentação do filme. 

Serviço

Estreia de Exteriores – Mulheres brasileiras na diplomacia
Cine Sesc (Rua Augusta, 2075, São Paulo)
Nesta terça-feira (11), às 11h
Classificação indicativa livre

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade