Publicidade

Correio Braziliense

Nancy Wilson, ícone do jazz norte-americano, morre aos 81 anos

Ao longo da carreira, Nancy ganhou três prêmios Grammy


postado em 14/12/2018 09:56 / atualizado em 14/12/2018 11:30

Nancy Wilson também foi marcada pelo ativismo em busca de direitos raciais(foto: Reprodução/Internet)
Nancy Wilson também foi marcada pelo ativismo em busca de direitos raciais (foto: Reprodução/Internet)


A cantora de jazz Nancy Wilson morreu nesta quinta-feira (13) na casa em que morava, na cidade norte-americana de Pioneertown, Califórnia. De acordo com o portal inglês NME, a notícia da morte foi confirmada pela empresária da cantora, Devra Hall Levy. Nancy estava prestes a completar 82 anos. As causas do óbito não foram exclarecidas. 

Trabalhos

Nancy nasceu em 1937 nos Estados Unidos e alcançou fama nacional na década de 1960, com o lançamento do álbum Like in love (de 1960). Ao longo da carreira, a cantora lançou mais de 70 álbuns. Se destacam na crítica R.S.V.P e Turned to blue, de 2004 e 2006, respectivamente. Nos anos seguintes, em 2005 e 2007, ambos os álbuns ganharam o Grammy de melhor vocal em jazz.

Em relação aos singles, Nancy brilhou com as baladas How glad I am (que lhe rendeu o primeiro Grammy, em 1965), Guess who I saw today e Face it girl, it's over
 
 

Ativista

Nancy também ficou conhecida pelo ativo trabalho na luta contra discriminação racial nos Estados Unidos. A cantora fez parte do histórico protesto da cidade de Selma em 1965, quando milhares de negros atravessaram a ponte do local em um movimento símbolo pelo direito de votar, mesmo sob forte repressão policial.

Além do jazz

Mesmo com a maioria dos trabalhos baseados no jazz, Nancy frequentemente repetia que não estava limitada a apenas um gênero e que era uma “estilista da música”. Em  uma entrevista ao jornal The Los Angeles Times, em 1993, a cantora explicou: “Eu não gosto de me rotular, eu canto e é isso. Tudo está nos ouvidos do público, deixe que eles decidam”.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade