Diversão e Arte

Morre aos 70 anos Chiquetete, um dos grandes nomes do flamenco

Chiquitete teve uma parada cardíaca

Agência France-Presse
postado em 16/12/2018 11:49
O cantor de flamenco espanhol Antonio Cortés Pantoja, conhecido como "Chiquetete", morreu neste domingo (16/12) aos 70 anos, anunciaram sua gravadora e o site oficial do artista.

"Hoje, às quatro horas da manhã, uma das maiores vozes da história da música e do flamenco na Espanha nos deixou. Descanse em paz, Chiquetete", anunciou a página no Facebook do artista.

Nascido em Algeciras, em julho de 1948, em uma família de grandes nomes do flamenco, Chiquetete cresceu no bairro de Triana, em Sevilha, um dos berços do flamenco

Ele faleceu em decorrência de uma parada cardíaca, três dias depois de ter anunciado sua presença em um concerto em 29 de dezembro.

Chiquetete começou sua carreira como cantor de flamenco, mas nos anos 1980 se aventurou em outros estilos, como baladas românticas, com as quais alcançou grande sucesso na Espanha e na América Latina.

Essa reviravolta em sua carreira havia sido muito criticada no mundo conservador do flamenco, muito ligado à tradição.

"Nas críticas, passei de um homem que nunca falhava a ter mais falhas do que todos", disse Chiquetete em uma entrevista publicada pelo Diario de Jeréz, por ocasião do lançamento de um álbum com seus maiores sucessos, como "Esta Cobardía" e "Gitano Soy", com o qual aspirava voltar às suas raízes.

"Volto para as minhas raízes porque nunca sou tão feliz quanto quando canto flamenco", disse ele na entrevista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação