Diversão e Arte

Litieh lança álbum Komòva no Clube do Choro

O evento acontece nesta quarta, às 21h

Diego Marques*
postado em 19/12/2018 07:30

Litieh lança novo álbum em show no Clube do Choro

A artista Litieh lança o novo álbum, Kom;va, em apresentação hoje, a partir das 21h, no Clube do Choro. O show terá participação especial do sambista Vinícius de Oliveira, da cantora Emília Monteiro e do grupo percussivo Filhas de Oyá.

Este é o segundo trabalho solo de Litieh, que se diz animada com o novo trabalho. ;Estou muito feliz. Espero que quem esteja presente possa sentir o que representa o Kom;va. Sem esse meu amor pela música eu não conseguiria transmitir o que sinto para as pessoas; conta.

Aos 30 anos, ela volta ao Clube do Choro, local no qual também apresentou seu primeiro disco, Catiré, em 2015. ;É um palco familiar, em que já tive a felicidade de me apresentar algumas vezes. Já conheço as pessoas envolvidas na casa e isso me deixa à vontade;, garante. O público presente vai receber o CD em formato digital com exclusividade mediante contribuição voluntária.

Natural de Quirinópolis (GO) e radicada em Brasília, a cantora já havia lançado a música Zawrá, como single, em agosto. A canção, inclusive, ganhou clipe no qual Litieh interpreta a música em diversos locais de Brasília, como passarelas, estações de metrô e o Eixão.

A obra é independente e conta com oito faixas autorais. As composições foram baseadas nas observações e experiências da artista ao longo da vida. Para ela, é preciso entender as pessoas para compor. ;Cada ritmo, cada batida, cada melodia chega de uma forma diferente para cada um de nós;, explica.

Algumas das canções versam sobre problemas políticos e sociais. A música Lar do Bento, por exemplo, é sobre o rompimento da barragem, em Bento Rodrigues, que originou o desastre ambiental de Mariana-MG, em 2015. ;Faz parte de mim falar sobre isso. A música é a minha forma de alcançar as pessoas;, revela.

O nome Kom;va está ligado ao equilíbrio e ao autoconhecimento das emoções humanas. E é isso que a obra representa para Litieh: a reunião de várias fases da vida da artista. Entre elas, a relação com a música e com as religiões africanas. ;Como em Catiré, eu segui cantando sobre as boas energias dos orixás;, avisa.

A produção começou em 2017 e recebeu parcerias. Panela de barro foi composta em conjunto com Alberto Salgado e fala sobre a culinária mineira. Já a faixa Flor de laranjeira tem colaboração de Wilson Babel e é embalada por ritmo típico da Bahia. Na letra, Litieh fala de amor-próprio.
Artistas como Esperanza Spalding e Hyatus Kayote influenciaram Litieh neste álbum. Estão também presentes sons que remetem ao jazz e à música instrumental contemporânea e moderna. A música popular brasileira, estilo que sempre inspirou a artista, também marca presença no álbum, que tem ainda participação da banda formada por Luiz Ungarelli (percussão), Rafael Cruz (baixo), Renato Galvão (bateria), Zé Krishna (guitarra) e Caetano Bartholdo (sanfona).

* Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel


Lançamento do álbum Kom;va da cantora Litieh
Clube do Choro (Eixo Monumental). Hoje, às 21h. Ingressos R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação