Diversão e Arte

Breno e Caio Cesar, Lauana Prado e Márcia Fellipe encerram o ano em alta

Os artistas movimentaram o cenário do sertanejo e do forró

Adriana Izel
postado em 19/12/2018 07:30

Da composição para a ingterpretação, Lauana Prado se tornou um dos destaques do sertanejo feminino

A cada ano, a música sertaneja ; e, agora, o forró também, após a aproximação dos dois ritmos, no chamado forrónejo ; revela novos nomes em ascensão. Em 2018 não foi diferente. Artistas que já estavam no mercado conseguiram espaço ao apostarem em novidades.

Esse foi o caso dos irmãos gêmeos Breno e Caio Cesar. No mundo da música desde a adolescência influenciados por nomes como Bruno & Marrone e Zezé di Camargo & Luciano, os paulistas lançaram neste ano o DVD No sofá da sala, com a presença de famosos como Léo Santana, Marília Mendonça, Dilsinho e Luan Santana e viram as músicas estourarem nas plataformas digitais. ;Foi um ano em que amadurecemos muito e conseguimos passar essa mensagem ao público, principalmente aos que nos acompanham desde cedo;, explica Caio Cesar.

Já se preparando para 2019, a dupla lançou o single Deixa eu te chamar de amor em novembro. A música, que se aproxima do brega-funk de Aldair Playboy e MC Bruninho, já tem mais de 6 milhões de visualizações no YouTube e coloca os sertanejos em destaque para os próximos lançamentos. ;Vamos começar com tudo, com vários lançamentos, um atrás do outro, sem muito intervalo. Já estamos preparando as músicas, algumas terão participações também. Estamos ansiosos para 2019;, afirma Breno.

Para os dois, a força do sertanejo tem a ver com a união dos artistas e também com a mistura de ritmos. ;O sertanejo vem se mantendo e crescendo a cada dia sem parar, devido aos cantores e duplas se ajudarem muito. Essa mistura das artes faz com que o sertanejo se mantenha sempre no auge;, avalia Caio Cesar.


[FOTO2]

[FOTO3]

Mulherada em alta

Após se tornar famosa como compositora de sucessos nas vozes de grandes nomes do sertanejo, a cantora Lauana Prado agora também se destaca como intérprete. Para coroar esse bom momento, ela lançou o primeiro DVD da carreira, o álbum que ganhou o título Verdade (Ao vivo). ;Há pelo menos quatro anos como compositora, vi a possibilidade de me projetar como artista. Muitos artistas enfrentaram as mesmas dificuldades que eu, mas nomes como Marília Mendonça e Zé Neto & Cristiano mostraram que vale a pena lutar por isso para trilhar e construir um caminho dessa maneira (da composição para a interpretação);, avalia Lauana Prado.

Gravado em São Paulo, o material traz 10 faixas, sendo sete inéditas e três regravações, entre elas, os hits Cobaia e Serasa. A maneira dela, a cantora trouxe uma sonoridade que bebe da fonte de outros ritmos. ;A gente teve muito cuidado para trazer um frescor para a música sertaneja. É um ritmo com muitos artistas consagrados. Então, nosso propósito era trazer algo totalmente novo, com uma sonoridade que não fosse parecida com a de ninguém, trazer uma diversidade;, revela a goiana.

Com nomes como Ana Carolina, Roberta Miranda, Ivete Sangalo e Lady Gaga como referência, Lauana Prado espera rodar o país em 2019 com o repertório do DVD. Para isso, a artista aposta no single Melhor saída, que faz parte do álbum. ;Essa música é o nosso próximo passo, vamos organizar o trabalho em torno dela;, revela.

Sobre a força das mulheres no sertanejo, ela afirma: ;Primeiro, é uma honra muito grande (fazer parte do time de mulheres no ritmo). Na música sertaneja temos encontrado esse time seleto que está se ampliando. Então, é muita responsabilidade para quem vem depois. Por isso faço questão de trazer algo que some e agregue;.

Mistura de ritmos

Márcia Fellipe começou a carreira na raiz do forró, com passagens por bandas como Aviões do Forró e Garota Safada. Depois, a artista ficou um período afastada e voltou ao cenário exatamente quando o forrónejo explodiu. ;Sempre busco cantar música de todos os estilos. Pagode, funk e sertanejo com o forró. Temos colocar de tudo um pouco;, conta.

Esse mix de ritmos, inclusive, é uma das principais características do novo trabalho de Márcia, o DVD Made in studio. Formado por 12 faixas, o material conta com Jerry Smith (Quem me dera), Ferrugem (Tá difícil) e Xand Avião (Adivinha) representando os diferentes estilos musicais do momento. Essa é a primeira parte do material, que terá um segundo volume com participação de Dilsinho e Gusttavo Lima, como adianta a cantora.

Gravado em formato intimista, o DVD tem desde músicas românticas até aquelas mais agitadas. Antes mesmo do lançamento no último dia 12, uma música já tinha estourado e promete continuar a fazer sucesso no verão, o hit Quem me dera, que tem a pitada do funk de Jerry Smith. ;Olha, a gente sempre fica na torcida (pelo sucesso da música). Estou feliz que estão acolhendo bem. Eu sempre fiz isso de misturar tudo mesmo, tenho essa identidade e não fico me limitando de fazer só o feijão com o arroz. Gosto de expandir e ter essa experiência com outros ritmos, tanto que falam que eu faço um forró pop;, completa.


SERVIÇO


[FOTO4]
No sofá da sala
De Breno e Caio Cesar. Som Livre, 15 músicas. Disponível nas plataformas digitais.


[FOTO5]
Verdade (Ao vivo)
De Lauana Prado. Universal Music, 10 faixas. Disponível nas plataformas digitais.


[FOTO6]
Made in studio
De Márcia Fellipe. Universal Music, 12 faixas, Disponível nas plataformas digitais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação