Mariah Aquino*
postado em 20/12/2018 06:30
Para duas apresentações, chega à capital a turnê do disco Simbiose, dos músicos Daniel Santiago e Pedro Martins. Nesta sexta, é o Espaço Semente, no Gama, que recebe o primeiro show dos brasilienses, às 20h. No sábado, eles estarão no Museu dos Correios no mesmo horário. Depois de passarem por diferentes palcos, voltar a tocar em casa é reconfortante. ;Bom demais tocar em casa para família e amigos;, explica Pedro. ;A música remete muito a Brasília e aos espaços da cidade. Nosso som tem tudo a ver com a capital, então tocar aí vai encaixar direitinho com a proposta;
Instrumentistas desde a infância, a dupla de amigos há longa data apresenta o trabalho lançado no ano passado, Simbiose. São oito faixas compostas por Daniel e uma, Refletindo, composta por Pedro. Em um show espontâneo, os artistas também mesclam ao repertório canções de álbuns solos. Daniel explica melhor o resultado: ;Ele explora muito a minha relação e a do Pedro com a música, que é bem aberta, influenciada pela musicalidade de Brasília. É rock, choro, jazz, e o disco é um retrato disso tudo;
Violonista e guitarrista, Daniel carrega na bagagem uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Disco de Música Instrumental, além de colaborações com Gabriel Gross, João Bosco, Milton Nascimento e o grupo Teatro Mágico. ;Toco há mais de vinte anos com Hamilton de Holanda, ele é um dos meus maiores parceiros, temos em torno de oito discos gravados juntos;, ele relembra. Além disso, a extensa carreira solo reúne quatro discos.
Pedro Martins é guitarrista e também participou de projetos com Hamilton e o Teatro Mágico, além da brasiliense Ellen Oléria. Conquistou o prêmio de Melhor Guitarrista no Montreaux Jazz Festival, em 2016. A amizade com Daniel, produtor do primeiro disco de Pedro, vem de cedo. ;Trabalhar com ele é bom demais, quando o conheci, eu estava descobrindo o que fazer e o que tocar. Parecia que eu estava falando com uma versão mais experiente de mim mesmo;, Pedro relembra.
Filho do Gama, o guitarrista ressalta o valor de se apresentar em diferentes espaços. ;Muito além de uma importância social, Gama sempre foi minha casa. Para mim, que nunca tive a oportunidade de consumir a cultura com a qual eu me identificava onde eu morava, tocar lá é bem especial.;, Pedro fala. Daniel também ressalta: ;O artista tem que estar onde o povo está. É importante fazer essa conexão, porque lá teremos outros Pedros e outros Danieis esperando um contato, uma abertura;.
Serviço
Turnê do disco Simbiose, de Daniel Santiago e Pedro Martins
Espaço Semente (Setor Central. Entrequadra 52/54, Gama)
Amanhã, às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Museu dos Correios (SCS, Q. 4)
Sábado, às 20h. Entrada mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Classificação indicativa livre.