Diversão e Arte

Morre cantora e compositora Miúcha aos 81 anos

Irmã de Chico Buarque e um dos grandes nomes da Bossa Nova, ela estava internada no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 27/12/2018 18:37

Artista estava em tratamento de um câncer

A cantora e compositora brasileira Heloísa Maria Buarque de Hollanda, a Miúcha, morreu hoje no Rio de Janeiro. Aos 81 anos, sofreu uma parada respiratória, em decorrência de um tratamento de câncer, depois de ter sido internada às pressas. Irmã do cantor Chico Buarque, Miúcha lançou 14 álbuns durante a carreira.

Heloísa foi casada com o músico João Gilberto, com quem teve a filha e também cantora Bebel Gilberto. Nascida no Rio, começou a cantar e tocar violão ainda jovem com seus seis irmãos. Estudou História da Arte em Paris, na École du Louvre. A primeira gravação profissional ocorreu em 1975, no disco entitulado The best of two worlds, uma parceria entre Stan Getz e João Gilberto.

Em 1989, teve dois de seus discos incluídos entre os sete melhores de música brasileira segundo o jornal francês Le Monde. Miúcha trabalhou, ao longo da carreira, com artistas como Tom Jobim, Vinicuis de Moraes e Toquinho.

Parceria com Tom Jobim

Miúcha teve uma bela e grande parceria com Tom Jobim. Em 1975, ano em que começou a carreira, ela cantou na faixa Boto, do disco Urubu, gravado pelo Maestro Soberano.

Dois anos depois, veio o LP Miúcha e Antonio Carlos Jobim, que incluía Pela luz dos olhos teus e Vai levando, além de Maninha, faixa composta por Chico Buarque para Miúcha. Ao lado de Tom, Toquinho e Vinícius de Moraes, Miúcha cumpriu vitoriosa turnê, ficando quase um ano em cartaz no Canecão. O resultado ficou registrado num disco ao vivo, um dos mais importantes da carreira dela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação