postado em 31/12/2018 14:00
Pela primeira vez em quatro anos, The Big Bang Theory deixou de ser a série mais assistida do ano. O posto foi tomado pela sitcom Roseanne, de acordo com ranking anual da Nielson. Apesar do sucesso, a nova líder de audiência foi cancelada depois de a protagonista, Roseanne Barr, soltar declarações consideradas racistas no Twitter.
Entre 2014 e 2017, The big bang theory foi eleita a série mais assistida de cada ano nos Estados Unidos. Antes, em 2013, o primeiro lugar pertenceu ao drama Breaking bad. De lá para cá, a série ganhou spin off, que também aparece no topo de audiência: Young Sheldon, na quinta posição.
Ganhadora de muitos prêmios, Roseanne foi líder de audiência durante vários anos quando suas temporadas originais foram ao ar, entre 1988 e 1997. O primeiro episódio da nova temporada foi assistido por 18,44 milhões de espectadores.
Roseanne é muito lembrada por ser um dos poucos shows a retratar a classe média baixa no início dos anos 1990 nos Estados Unidos. A série é centrada no dia a dia da família chefiada por Roseanne Conner (Roseanne Barr) e Dan Conners (John Goodman), um casal que enfrenta dilemas com a vida profissional e cria três filhos.
O retorno triunfal do seriado não foi suficiente para garantir uma nova temporada, que havia sido confirmada. Em maio deste ano, Roseanne Barr atacou Valerie Jarrett, antiga assessora do ex-presidente americano Barack Obama. A atriz, apoiadora declarada de Donald Trump, escreveu na rede social: ;Se a irmandade muçulmana e o Planeta dos macacos tivessem um filho: VJ;.
O comentário gerou revolta e a série foi cancelada pela Disney, proprietária da ABC. ;Aqui só se podia fazer uma coisa, o correto;, comunicou a empresa sobre o cancelamento de Roseanne.
Séries mais assistidas em 2018 nos EUA:
1. Roseanne
2. The Big Bang Theory
3. NCIS
4. This is us
5. Young Sheldon
6. Manifest
7. The good doctor
8. America;s got talent
9. Bull