Publicidade

Correio Braziliense

Projeto Laboratório dos Malditos capacita atores em Ceilândia gratuitamente

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site da companhia teatral lincado abaixo. As aulas começam em 7 de janeiro


postado em 01/01/2019 07:00 / atualizado em 31/12/2018 11:31

A cia O Hierofante busca em fontes como as artes marciais recurso para oficina teatral(foto: Anderson dos Reis/Divulgação)
A cia O Hierofante busca em fontes como as artes marciais recurso para oficina teatral (foto: Anderson dos Reis/Divulgação)

Laboratório dos Malditos foi o nome que a companhia de teatro O Hierofante escolheu para dar nome ao projeto que ensina técnicas de dramaturgia corporal e psicofísicas em Ceilândia. Com o propósito de fomentar e movimentar a cultura da região administrativa, a oficina propõe novas visões sobre a preparação de cena.

A inspiração para o trabalho parte de Paul Verlaine, Charles-Pierre Baudelaire e Edgar Allan Poe, considerados poetas malditos da literatura mundial pelo viés rebelde e melancólico de suas obras. Embora o campo das ideias seja importante para a preparação de um ator, o corpo também é uma parte que será explorada na oficina para a composição da atuação.

O coordenador da oficina, Anderson Floriano, explica que, além de poesia e literatura, a oficina aliará filosofia e consciência corporal das artes marciais, com o uso de ferramentas cênicas que auxiliam na criação de uma partitura corporal integrada a expressão vocal. “Já existem alguns estudos e teses sobre a utilização das artes marciais como uma forma de aprimorar o trabalho em cena. Então, a gente juntou isso para mostrar uma nova ferramenta como foco e preparação física, além de trabalharmos a respiração, o que pode favorecer muito na interpretação do ator”, explica Anderson.

Com atividades gratuitas, a oficina é aberta para atores, estudantes de artes cênicas ou ainda interessados em conhecer e aprofundar conhecimentos teatrais. Com início em 7 de janeiro, as aulas serão ministradas no Centro de Ensino Médio 3 de Ceilândia, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h.

“A nossa compainha é sediada em Ceilândia, nós fomos criados lá. Então, é muito importante poder dar uma qualificação aos novos atores, principalmente os moradores de lá, ampliando o leque de trabalho”, diz Anderson Floriano.

Aprendizado mútuo


Durante três meses, serão desenvolvidas diversas técnicas para a criação de uma apresentação cênica e poética. “É um tempo razoável para desenvolver um estudo. A gente optou por ser nesse período para conseguirmos absorver o conteúdo, praticar e apresentar um resultado. É um processo de aprendizado, tanto para os alunos quanto para nós”, explica o coordenador.

A direção do projeto é assinada pelo preparador de atores Edmilson Braga, que ministrará as aulas e apresentará novas formas de utilizar o corpo em cena. “A oficina é uma oportunidade para desenvolvermos múltiplas etapas cênicas, alinhando corpo, mente e sensibilidade artística. O espaço está aberto para a construção de uma mostra humanista inspirada em grandes nomes da poesia e da literatura”, explica o diretor.

A companhia teatral responsável pela oficina tem 23 anos de vivência lúdica e artística, com espetáculos e turnês no Brasil e outros países da América do Sul, Norte, África e Europa. O projeto conta com o apoio do FAC (Fundo de Incentivo à Cultura), da Secretaria de cultura do Distrito Federal.

“É um projeto que pode ser muito importante para os moradores e para a cidade, até porque conta com apoio público, que injeta recursos. É um dinheiro que volta integralmente para a comunidade”, afirma o coordenador. “Neste momento tão importante da história do nosso país, com uma polarização política firme e uma visão endurecida sobre a arte, nós queremos promover o empoderamento dos artistas, por meio da qualificação e dos estudos”, completa Anderson.

Serviço

Oficina teatral gratuita em Ceilândia
A partir de 7 de janeiro, no Centro de Ensino Médio 3 de Ceilândia (QNM 13 Área Especial – Ceilândia Sul, próximo ao Hipermercado Extra e Administração Regional de Ceilândia). Às segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h. Homens e mulheres a partir dos 15 anos podem se inscrever pelo e-mail  hierofanteciadeteatro@gmail. com ou pelo site . Serão disponíveis 20 vagas. Entrada franca.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade