Diversão e Arte

Educação musical para jovens ajuda em vários aspectos

A educação musical para crianças e adolescentes ajuda não só no desenvolvimento técnico, mas também em aspectos como melhora da desenvoltura e perda da timidez

Rebeca Borges*
postado em 03/01/2019 06:30
O Projeto Reciclando Sons leva  música para crianças e jovens da Estrutural
;Eu acredito que a música pode mudar a vida das pessoas;, proclama a produtora cultural Daniela Rueda. Pensando no potencial transformador da arte, ela tomou a frente do projeto Coral e Orquestra Jovem. A iniciativa, criada pelo maestro carioca Jorge Ramos, tem apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal), e oferece aulas gratuitas de educação musical para crianças e adolescentes no Distrito Federal.

A primeira edição do projeto começa neste mês. A partir de 8 de janeiro, a Casa de Cultura do Núcleo Bandeirante recebe quatro oficinas destinadas ao público de 12 a 18 anos de idade. As aulas vão até o segundo semestre e, ao final das oficinas, os alunos realizarão cinco apresentações, colocando em prática os ensinamentos do curso.
;A ideia é alcançar adolescentes e jovens do DF, em especial da região Núcleo Bandeirante, Guará e Riacho Fundo 1, áreas bem carentes desses processos de construção cultural;, explica Daniela. A coordenadora ressalta que a iniciativa busca levar os ensinamentos musicais para pessoas que não têm condições de acessar esse tipo de trabalho, ou manter uma carreira na música erudita, por exemplo.


;Brasília tem instituição como a Escola de Música e a Escola do Clube do Choro, que formam músicos. Entretanto, uma pessoa que estudou percussão erudita, por exemplo, precisa ter condições financeiras para manter esse instrumento;, conta Daniela.

Gabriel Rodriguez será responsável pelo curso no projeto Coral e Orquestra Voz Jovem
Por isso, além de introduzir a música na vida de adolescentes, o projeto Voz Jovem terá atividades, como criação de instrumentos musicais, por exemplo. ;Teremos oficinas de construção de instrumentos voltados para ideia da reutilização de material. Vamos trabalhar com materiais como papelão e sacos de cimento;, afirma Daniela.

Não para por aí: o Voz Jovem também terá aulas de restauração de instrumentos. Para isso, a equipe está arrecadando instrumentos de cordas usados. ;A gente quer conseguir 35 peças, que podem estar em qualquer estado;, ressalta a coordenadora.

O responsável pelas aulas de restauro de ferramentas musicais é o músico uruguaio Gabriel Rodriguez. Ele explica como serão as oficinas: ;O participante não precisa saber de nada, ele pode começar do zero. Vai aprender a reconhecer o tipo de instrumento musical, reconhecer matérias-primas, peças e componentes do instrumento;, conta.

Otimista com o resultado das oficinas, Daniela acredita que a educação musical tem um papel muito importante na construção da vida de crianças e adolescentes. ;Ele tem um potencial de experimentação muito grande. Pode ser que não forme um grande músico, mas com certeza vai formar um jovem com sede de experimentação, que pode ter a oportunidade de dizer ;esse projeto mudou a vida;. Com os ensinamentos das oficinas, esses adolescentes podem trabalhar com marcenaria, com moda, com material reutilizado, virar um grande músico, um cantor, uma cantora. O Voz Jovem traz a ideia de que a música é para todos e todas;, afirma a produtora.

Aprendizado que muda vidas

A mudança de vida por meio da música é a principal característica observada pela maestrina Rejane Pacheco, que comanda a orquestra e a organização do Instituto Reciclando Sons, na Estrutural. Há 17 anos, a iniciativa atua com crianças e adolescentes da região, dando aulas de música. O projeto recebe cerca de 150 alunos por semestre e, em todos os anos de existência, já acolheu 4 mil alunos.

;A arte envolve, capacita, inspira;, ressalta Rejane. Ela explica que a educação musical tem um papel que vai além do quesito técnico. ;O impacto é extremamente positivo na melhoria de aspectos cognitivos e comportamentais, melhoria da autoestima, diminuição na agressividade, diminuição na timidez; Além disso, a educação musical dá uma visão de mundo mais apurada para esses jovens;, afirma a maestrina.

Atualmente, o Reciclando Sons atende crianças pelo período da manhã, jovens durante a tarde, e os pais dos participantes nos fins de semana. ;Tive que convencer as famílias do valor da educação musical. Trouxe um envolvimento da comunidade;, explica Rejane.

Em fevereiro, serão abertas novas turmas para crianças e adolescentes que desejam participar da iniciativa. O projeto é gratuito e qualquer um pode se inscrever, mas pessoas em situação socioeconômica vulnerável têm prioridade no preenchimento de vagas. A data de inscrição pode ser acompanhada por meio do site reciclandosons.org.br.

;A música é uma tecnologia de desenvolvimento humano, porque trabalha com o emocional, o físico, o raciocínio lógico e a percepção da razão dentro de comunidades vulneráveis, que vivem problemas diários. Ela os ajuda a saírem da comunidade e criarem uma nova perspectiva de um mundo mais bonito;, ressalta a maestrina. (RB)


Saiba como ajudar
Se você tem um instrumento de corda sem uso em casa e deseja doar para o projeto Voz Jovem, basta entrar em contato pelo telefone 98127-7422 ou pelo e-mail projetovozjovem@gmail.com. A equipe combinará a data e o local mais apropriado para buscar o instrumento. Além disso, existem pontos de coleta para doações: Jovem de Expressão (EQNM 18/20, Bl. C, Praça do cidadão, Ceilândia Norte; 3372-0957), Espaço Cultural Moinho de Vento (EQ 304/307, Cj.C, Santa Maria; 98122-8611) e Ocupação cultural Mercado Sul (St. B Sul, QSB 13, Taguatinga Sul; 98668-5548).

*Estagiária sob supervisão de Severino Francisco


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação