Diversão e Arte

Confira as locações mais famosas do cinema em vários países

Os filmes não se restringem mais só aos estúdios de Los Angeles

Ronayre Nunes
postado em 10/01/2019 06:15
'Piratas do Caribe' teve cenas rodadas em Oahu, no Havaí
O poder da indústria cultural norte-americana é quase inquestionável. Seja pela grande presença de produções no cinema, seja nas músicas pops que invadem as rádios ou até mesmo com as populares séries da Netflix, o entretenimento que vem de Hollywood faz parte do cotidiano de vários brasileiros. Entretanto, o DNA destas produções é bem menos californiano do que pressupõe a vã filosofia dos fãs.

Grandes centros de produções, baseadas essencialmente nas paisagens, se solidificam cada vez mais ao redor do mundo. Sabe aquela cena de deserto, em belas florestas, ou as cidades dos super-heróis? Então, é provável que a origem delas tenha sido em quatro cidades chaves: Ouarzazate, no Marrocos; os arredores de Wellington, na Nova Zelândia; Vancouver, no Canadá, ou em alguma ilha no Havaí.

Esses locais abrigam paisagens marcantes ; em clima desértico, florestas, urbanidade, ou contexto tropicais ; e em consequência ganharam a atenção de diretores e showruners de Hollywood. Nos locais, produtoras se atem a receber equipes do mundo todo, em busca das melhores fotografias. Como foi o caso de Edgard Miranda, diretor da novela Jesus, da rede Record, que em alguns capítulos usou como locação a cidade de Ouarzazate, no Marrocos, para recriar o cenário bíblico da produção.

;Foi (uma experiência) fantástica. Aquilo ali realmente é a Disneylândia para qualquer diretor, pois eles têm uma experiência muito grande. Tudo que você quer fazer eles constróem muito rápido, a equipe deles é muito profissional. As grandes séries épicas e bíblicas que você possa imaginar, do Netflix até as mais antigas foram filmadas lá. Então, tudo isso teve um peso muito grande. A gente chegava em locações que já havíamos visto em outros filmes, séries;, comenta o diretor.

Segundo Dudu Azevedo, um dos atores de Jesus, por meio da assessoria de imprensa da Record, a cidade conseguiu comportar uma equipe de 47 brasileiros. Lá, no total, cerca de 200 pessoas trabalharam diariamente no set do Marrocos. ;Gravar no meio do deserto foi uma escolha muito assertiva dos diretores, da Casablanca e da Record, porque o cenário arremessou a gente no lugar certo, no clima certo. Pegamos carona em tudo isso, nós, atores, saímos do cotidiano pessoal e mergulhamos profundamente na atmosfera de trabalho e respiramos isso por quase 20 dias, acredito que isso contribuiu muito;, explicou.

Filmagens globalizadas

Marrocos (Ouarzazate)
O clima desértico marca Ouarzazate, no Marrocos
A região de Ouarzazate é uma das mais famosas locações do cinema hollywoodiano. O clima desértico da cidade estrelou filmes como Príncipe da Pérsia, O homem duplicado, Maria, a mãe de Cristo, Despertar dos deuses e a série Ben-Hur.

Nova Zelândia (Wellington)
Algumas cenas de O senhor dos anéis foram gravadas na Nova Zelândia
As paisagens da Nova Zelândia também fazem grande parte dos populares filmes de Hollywood. Não existe apenas uma cidade principal para servir de locação, mas várias regiões compõem pequenos centros de gravação no país ao redor da capital (Wellington), como a Península de Coromandel, Waikato, Taranaki e Flock Hill. Entre os blockbusters que tiveram cenas lá estão As crônicas de Nárnia, O senhor dos anéis, O Hobbit e a série Game of thrones.


Canadá (Vancouver)
Vancouver é frequente cenário de cenas urbanas
As paisagens não são a única coisa que atraem cineastas a Vancouver. Os preços de locações são extremamente competitivos na cidade canadense, e por isso, várias séries de Hollywood na verdade são gravadas em Vancouver. Alguns turistas, inclusive, classificam a cidade como ;um grande cenário a céu aberto;. Arrow, Flash, Supergirl, Supernatural, Orphan black e The 100 são alumas das produções que se passam lá.

Havaí (Oahu)
Como na Nova Zelândia, as gravações no Havaí não se restringem a apenas um local. Diversas ilhas já foram usadas como cenários de grandes produções, como Oahu, uma das maiores na região pacífica. Entre os filmes que foram gravados lá estão Jurassic World, Indiana Jones, Avatar, Jumanji e a série Lost.

Brasil (Rio de Janeiro)
O filme Rio foi um dos que se inspiraram na cidade maravilhosa
No Brasil, uma das cidades que mais recebem grandes produções é o Rio de Janeiro. Já vieram lá de fora para gravar na cidade a equipe de Velozes & furiosos, a animação Rio, O incrivel Hulk e até a saga Crepúsculo. Nacionalmente, os cineastas também não esquecem da Cidade Maravilhosa, como Se eu fosse você, Tropa de elite e o clássico Rio, 40 graus.
* Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação