Diversão e Arte

Tuka Villa-Lobos homenageia Rita Lee no Buraco do Jazz

Cantora e compositora brasiliense vai apresentar arranjos jazzísticos para a obra de Rita Lee

Irlam Rocha Lima
postado em 10/01/2019 07:15
Tuka Villa-Lobos é a grande atração do Buraco do Jazz: releitura com roupagem jazzística

Um dos mais bem-sucedidos projetos artísticos em Brasília, nos últimos anos, o Buraco do Jazz inicia as atividades em 2019 como suporte do Summer Drink Festival, que ocupa o estacionamento 5 do Parque da Cidade hoje e nos dias 17 e 24, a partir das 18h. Na abertura, a atração é o show Rita in jazz, protagonizado pela cantora Tuka Villa-Lobos, às 21h. Nas outras quintas-feiras se apresentam Raildo Ratho e Quinteto Jazzista e André Martins, e Tango Fusion.

;Chegamos em 2019, com o segundo festival de drinks de verão e as edições de férias do Buraco do Jazz. Promovemos um evento a céu aberto, em baixo de árvores iluminadas do Parque da Cidade, com entrada franca. Os grupos e bandas de jazz que se apresentam mostrando trabalho autoral ou releitura de clássicos desse gênero musical deixam o clima ainda melhor;, celebra o criador e produtor do projeto Gustavo Frade. ;Outro destaque é o concurso de cangas mais famoso do Brasil, com a participação dos frequentadores;, acrescenta.

A história do Buraco do Jazz teve início em abril de 2016, na área do posto de gasolina da 214 Sul. Como passou a reunir um grande público, que se espalhava pela via; um ano depois transferiu-se para a área externa do Complexo Cultural da Funarte, no Eixo Monumental. Em maio do ano passado, mudou novamente o local, instalando-se no estacionamento 5 do Parque da Cidade, onde permanece.

Rita in Jazz

Projeto que une dois parceiros, a cantora Tuka Villa-Lobos e o guitarrista Felipe Barão, o Rita in Jazz proporciona aos dois a releitura da obra de uma das compositoras mais prolíficas do rock brasileiro. ;Vamos dar uma roupagem jazzy, bem intimista, com muitos improvisos, de canções marcantes de diferentes fases da trajetória de Rita, desde a época dos Mutantes até a parceria com Roberto Carvalho;, diz Tuka.

Em cartaz já há dois anos, o show estreou na Galeria Mundo Vivo (412 Norte), foi levado ao Bar Brahma, Café Savana e no próprio Buraco do Jazz. No dia 21 será apresentado no Hopp Capotal Beer, no Setor de Indústria e Abastecimento. O repertório reúne clássicos como Mutante, Ovelha negra, Agora só falta você, Jardim da Babilônia, Nem luxo, nem lixo, Baila comigo, Banho de espuma e Amor e sexo.

Tuka iniciou a carreira em São Paulo, como vocalista de banda de baile. Depois, já em carreira solo, abriu shows de Billy Paul e de Rita Lee, e trabalhou em produções de ópera e teatro musical. ;Vim para Brasília no final de 2003, lancei o CD Loba e o DVD Soma, que foram divulgados com uma série de shows aqui na capital e em outras cidades;, lembra.

Desde o ano passado, a cantora está à frente do projeto Acontece no museu, que desenvolve no Museu Correios (Setor Comercial Sul), com foco em educação para cultura. ;Nesse projeto promovemos shows diferenciados, nos quais o artista, além de cantar, fala do seu trabalho e de aspectos da música em Brasília. Márcia Tahuil, Sandra Duailibe, Dilo D;Araújo e Banda Tarot participaram do projeto;, conta Tuka.


Summer Drink Festival
Hoje, a partir das 18h, no Buraco do Jazz (Estacionamento 5 do Parque da Cidade), com o show Rita in Jazz com Tuka Villa-Lobos, acompanhada pelo guitarrista Felipe Barão. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação