Diversão e Arte

Segunda edição do Janeiro Geek começa nesta segunda-feira

O evento conta com feiras de objetos nerds, quadrinhos, campeonatos de e-games e muitas outras atrações, como a convidada Magali Sousa, filha de Maurício de Sousa

Adriana Izel
postado em 14/01/2019 07:58
Verônica Saiki é uma das quadrinistas que participa da exposição do evento
Nos últimos anos, o mercado nerd e geek teve um crescimento no Brasil. No Distrito Federal, não foi diferente. A cada ano, a capital federal recebe e promove mais eventos, feiras e projetos voltados para esse público que, a cada dia, também tem mais adeptos. Foi com a intenção de se adequar a essa demanda que surgiu no ano passado o projeto Janeiro Geek promovido pelo Sesc da 504 Sul, em parceria com projetos locais e nacionais.

A partir de hoje até 3 de fevereiro, o evento chega à segunda edição nesse formato ; e a quarta, se for levado em consideração outros projetos do Sesc para o universo geek ;, com uma programação extensa, que se dedica a dois grandes pilares: os games e os quadrinhos. "A programação desse Janeiro Geek vem mais trabalhada do que o primeiro por uma questão de experiência. A gente foi vendo como era possível abordar essa temática, que teve um crescimento no número de adeptos, tanto dos lojistas como dos grupos, e também buscamos uma forma de valorizar a produção local", explica Samuel Araújo, coordenador do Janeiro Geek do Sesc-DF.
Até por isso, a programação tem início hoje com a abertura da exposição Enquanto isso, em Brasília... com trabalhos de quatro quadrinistas do cenário do DF: a artista plástica e designer gráfica Verônica Saiki, que lançou no ano passado a graphic novel Crianças; Nestablo Ramos, ilustrador e animador conhecido por produções como Pet e Zoo; Max Andrade, quadrinista e ilustrador que recentemente encerrou a série Tolls challenge; e João Sá, ilustrador que lançará neste ano a primeira graphic novel da carreira, a obra Etelkrol ; A queda de Ozor.

Os trabalhos ficam expostos até 3 de fevereiro no Sesc da 504 Sul. A vernissage da exposição será no dia 30, quando se celebra o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. No dia da inauguração do evento, o Janeiro geek terá uma programação ainda mais especial com a presença de três integrantes da Mauricio de Sousa Produções: Magali Sousa, roteirista, filha de Mauricio de Sousa e inspiração para a personagem da Turma da Mônica; José Lovetro, cartunista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e Gerson Borlotti, roteirista.
Magali Sousa, filha de Mauricio de Sousa e roteirista da Mauricio de Sousa Produções, é uma das convidadas do evento
Temas diversos

Além dos quadrinhos, que serão o foco da exposição e terão programações específicas ainda na feira nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Janeiro Geek se dedica a outros temas do universo da cultura pop. "Vamos trazer referências de fora para ser uma ferramenta de troca e de intercâmbio das pessoas do Distrito Federal com as de fora. Nossa ideia é de que elas possam se contaminar com esse universo, que é tão amplo. Até por isso, a cada semana o Janeiro Geek será voltado para um tema. Temos jogos eletrônicos e cosplay na primeira semana. Depois, jogos analógicos e na última os quadrinhos", explica.
O mineiro Renato Simões integra a mesa redonda sobre jogos de tabuleiro
A primeira semana tem cosplay e jogos eletrônicos como tema. Na segunda é a vez dos jogos analógicos, com RPG e games de tabuleiro como foco. Um dos convidados é o mineiro Renato Simões, do Geeks n Orcs, especialista em games, que participará de uma mesa redonda em 26 de janeiro com o tema "Publicando seu jogo de tabuleiro", ao lado de Luiz Cláudio (Loja Ortugal) e Zé Roberto (criador do jogo Futboard). O fim de semana de encerramento tem os quadrinhos como tema. Além dos artistas de Brasília que participam na exposição e em workshops, a programação conta com a Ilustra Jam, com participação de Vitor Cafaggi, Nestablo Ramos e Daniel Arcos.

"É importante dizer que tudo é gratuito e voltado para a família. A gente não foca só no público nerd nem só no entretenimento. Vemos isso como produção de cultura para a comunidade", completa o coordenador Samuel Araújo.


Janeiro Geek

Sesc Estação (504 Sul). De 14 a 3 de fevereiro.
Com feira de objetos nerds, campeonatos de e-games, concurso de cosplay, ilustram jam, mesa de RPG e
tabuleiro, oficinas, exposição de arte e muito mais.
Entrada franca. Classificação indicativa livre.

; Programe-se

Exposição de quadrinistas brasilienses Enquanto isso, em Brasília...
De hoje até 3 de fevereiro, das 9h às 21h. Vernissage em 30 de janeiro, das 19h às 22h, em comemoração ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Às 19h30, palestra Mauricio de Sousa por todos nós com Magali Sousa, José Lovetro e Gerson Borlotti.

Feira geek ; Cosplay
Em 19 de janeiro (sábado), das 14h às 19h. Com feira geek, arena free play MK Games, mostra de indie games (biblioteca) e apresentações (teatro). Às 15h, Morojo teatro cosplay; 16h, Costalk com Sander e Bela Finahrrah; 17h, No Brand Girls; e 18h, Concurso cosplay (categoria desfile).

Feira geek ; Jogos eletrônicos
Em 20 de janeiro (domingo), das 14h às 19h. Com feira geek, arena free play MK Games e campeonato de Couter Strike, mostra de indie games (biblioteca) e apresentações (teatro). Às 15h, bate-papo com desenvolvedores de games; e 17h30, show da banda Skullzy.

Oficinas de RPG com o grupo D30
Nos dias 23 (terça-feira), 24 (quarta-feira) e 25 (quinta-feira) de janeiro, das 19h às 22h.

Feira geek ; Jogos de tabuleiro
Em 26 de janeiro (sábado), das 14h às 19h. Com feira geek, arena free play MK Games, playtest de protótipos e campeonato de Futboard (biblioteca) e degustação de jogos de tabuleiro (com The Board Father, ACDC e Orgutal). Às 15h, gravação de podcast ao vivo D30; e 17h30, mesa redonda com o tema ;Publicando seu jogo de tabuleiro; com Renato Simões (Geeks n Orcs), Luiz Cláudio (Loja Ortugal) e Zé Roberto (criador do jogo Futboard).

Feira geek ; RPG
Em 27 de janeiro (domingo), das 14h às 19h. Com feira geek e arena free play MK Games. Das 10h às 18h, encontro de RPG do DF; e 15h30, oficina de desenvolvimento de jogos com Renato Simões.

Feira do rolo geek
Em 1; de fevereiro (sexta-feira), das 18h às 21h. Troca e venda de artigos geeks usados.

Feira geek ; Quadrinhos
Em 2 de fevereiro (sábado), das 14h às 19h. Com feira de ilustrações e quadrinhos autorais, arte ao vivo e degustação de quadrinhos e espaço para doação. Às 16h30, workshop de Criação em Histórias em Quadrinhos com João Sá.

Nestablo Ramos também está na mostra

Feira geek ; Quadrinhos
Em 3 de fevereiro (domingo), das 14h às 19h. Com feira de ilustrações e quadrinhos autorais, arte ao vivo, degustação de quadrinhos e espaço para doação. Às 14h30, abertura Ilustra Jam com Vitor Cafaggi, Nestablo Ramos e Daniel Arcos; e 18h, premiação Ilustra Jam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação