Diversão e Arte

'Como treinar o seu dragão 3' é a principal estreia nos cinemas

Com assumida intenção de desfecho de saga, Como treinar o seu dragão 3 desponta no circuito com ensinamentos e lazer destinados a crianças e adultos

Ricardo Daehn
postado em 17/01/2019 06:30

Como treinar o seu dragão 3: empoderamento feminino se cristaliza na figura de Astrid, pretendente de Soluço

A busca por harmonia e o peso da intolerância marcam o confronto na nova, e última, aventura da série Como treinar o seu dragão. Na terceira parte da franquia, o filme de Dean DeBlois ; que sempre tem como base os escritos da inglesa Cressida Cowell, 52 anos ; confronta, objetivamente, Soluço (na voz de Jay Baruchel), o adolescente viking que persegue o incremento da coragem dele, e o temido Grimell (o vencedor do Oscar F. Murray Abraham, de Amadeus), interessado em aprisionar e liquidar dragões.

Com uma visão de pretensa superioridade, Grimell não consegue coabitar terreno que dê espaço para as criaturas ;bestiais; que têm como origem o lendário universo subterrâneo chamado de Mundo Escondido de Caldeira. Ao longo dos filmes, o nórdico Soluço combateu toda a sorte de inimizades entre humanos e dragões. Foi feliz na missão, a ponto de ; ainda que inseguro ; se posicionar como peça-chave no governo do povoado de Berk, numa ilha superlotada de criaturas mágicas, de caudas pontiagudas e fogo nas ventas.

Depois da derrota de Drago e da perda do pai, Soluço, o jovem filho de Valka (uma consultora do reino que, na dublagem estrangeira, ganhou o talento de Cate Blanchett) tem que encarar um amadurecimento sentimental e observar a naturalidade do destino, à medida que percebe o chamado da natureza capturando a atenção de seu eterno companheiro de jornada, o dragão Banguela, tido como o último da espécie batizada como Fúria da Noite.

É à beira da praia, desenhando na areia (com uma técnica aprendida junto aos humanos), que o dragão escuro, um exemplar raro e macho alfa de bando, Banguela cai de amores por uma figura branca chamada de Fúria da Luz. Passados 12 anos desde o surgimento, a franquia em 3D, que tem roteiro e direção de Dean DeBlois, promete seguir o padrão estabelecido pela DreamWorks, sob a produção de Brad Lewis (Ratatouille) e Bonnie Arnold (Toy Story). ;Fúria da Luz é uma leoa que atrai Banguela de volta para a savana;, comparou o produtor para a imprensa estrangeira.

O desfecho da trilogia tem no percurso a revisão de convicções, o despontar do amor e, claro, a eterna agitados dos dragões. Presidente da DreamWorks, Chris DeFaria reiterou, na divulgação do filme, que ;o público descobre filmes, de uma maneira geral, por meio da animação, quando ainda são bem crianças;. Combinar complexidade visual a serviço de narrativas que prendam a atenção segue sendo emblema na trilogia. ;Optamos por histórias simples, mas com elementos brilhantes;, sublinhou, em entrevista, a produtora Bonnie Arnold. Na ocasião, ela demarcou mudanças também no cotidiano de Soluço, diante da objetividade da amiga dele Astrid (que tem a voz de America Ferrera): ;Ela deixa claro que ela está bem à frente do nosso herói;.

Turma nova

Associados a qualidades vistas em cachorros e cavalos, os dragões, com a chegada da fêmea Fúria da Luz, lucram com a soma de elementos saídos do universo dos felinos, uma vez que Fúria esbanja confiança, elegância e agressão. Curiosamente, a equipe de produção diz ter se apoiado em figuras icônicas do cinema, tendo como modelo para Fúria de Luz atrizes deslumbrantes do porte de Julie Christie, Ingrid Bergman e Grace Kelly.

Outra personagem vital para a animação é Valka, capaz de ensinar aos moradores de Berk como afugentar caçadores e planejar o resgate de dragões em perigo de extinção. A formação dos Cavaleiros dos Dragões, ordem de guerreiros, vai fortalecer a autoconfiança de Soluço, sempre preocupado em manter a utópica paz num local sob a mira das artimanhas do maldoso Grimell.

Acentuando a vitalidade da trama levemente inspirada no mitológico (e desastrado) conquistador Cyrano de Bérgerac, os momentos cômicos devem se instaurar, com a participação do nerd Perna-de-Peixe (Christopher Mintz-Plasse), que movimenta um círculo de personagens cercado por instintos paternos, composto por Batatão, Batatinha, pelo ferreiro Bocão, e pelo raro (além de rabugento) Destripador Rubro. Destemida, a dragão fêmea Tempestade presencia a rivalidade entre Melequento (Jonah Hill) e Eret (Kit Harington), ambos interessados em Valka. O peso maior do enredo, entretanto, cerca o apego a valores e tradições, por parte de Soluço, desamparado, diante da obrigação de lidar com perdas e partidas.

Outras estreias

Vidro marca a volta de M. Night Shyamalan

Vidro

De M. Night Shyamalan. São 18 anos de espera, e, finalmente, o desfecho para Corpo fechado, um dos grandes sucessos do mesmo criador de O sexto sentido. Três anos depois do hit Fragmentado, com James McAvoy, que conecta Kevin Wendell Crumb, detentor de múltiplas personalidades, Vidro une esse personagem às duas pontas da trama: Bruce Willis dá vida ao guarda David Dunn, enquanto Samuel L. Jackson traz para a cena o personagem Elijah Price, sofredor de uma doença rara e atento observador do embate entre Crumb e Dunn.

O peso do passado

Este drama assinado pela realizadora Karyn Kusama traz um desempenho de Nicole Kidman que a posicionou como candidata ao Globo de Ouro (em cinema) pela 11; ocasião. Num filme que tem no elenco Tatiana Maslany e Toby Kebbell, Kidman interpreta a detetive policial Erin Bell que, afetada de maneira decisiva por um acontecimento na esfera profissional, revê o papel de sofredora, quando avista integrantes de uma gangue que sabotaram a sua vida. Determinada, ela começa a planejar a vingança.

Amigos para sempre

Mais de 19 milhões de ingressos comprados na França tornaram Intocáveis, em 2011, o filme mais assistido na terra de Godard. Esse foi o longa que gerou a adaptação americana para o fenômeno, agora batizada de Amigos para sempre. Inspirado na própria vida, o tetraplégico milionário Phillipe Pozzo de Borgo criou a obra literária que virou best-seller e serviu de base para o filme de Neil Burger. Nela, ele conta a resistência inicial para voltar a sentir os prazeres da vida. Nesta nova versão, Bryan Cranston vive o protagonista, enquanto Kevin Hart retrata Dell, um funcionário espirituoso que mudará a vida de Phillipe.

Cafarnaum

Vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, este filme franco-libanês assinado por Nadine Labaki obteve visibilidade no Globo de Ouro (onde perdeu, na categoria de filme estrangeiro para Roma). Versando sobre independência forçada e uma descomunal carga de responsabilidade para uma criança, a produção revela a trajetória de Zain, que acumula a criação dos irmãos. Aos poucos, ele se rebela e, desvinculado de parentes, passa a socializar com uma gama de refugiados.

Temporada

Vencedor de cinco prêmios Candango no último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, incluindo o de melhor filme, o segundo longa de André Novais Oliveira registra a adaptação de Juliana (a premiada atriz Grace Passô) em Contagem (MG), local em que está escalada para combater endemias como dengue, zika e chikungunya. Na vida pessoal, a protagonista fica em compasso de espera, uma vez que o marido está em trânsito, a fim de encontrá-la.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação