Diversão e Arte

Festival de Sundance estreia nesta quarta-feira (23/1)

O maior e mais importante festival de cinema independente do mundo conta com três filmes brasileiros em competição

Maurício Costa - Especial para o Correio
postado em 23/01/2019 16:11
Lupita Nyong'o é estrela do longa Little zombies

Nesta quarta-feira (23/1), começa o Festival de Sundance ; o maior e mais importante festival de cinema independente do mundo. Durante 11 dias, a indústria estadunidense e mundial da sétima arte se reunirá em Park City, Utah (EUA), para uma maratona de filmes, encontros, seminários e muito debate sobre cinema.

Na programação de 2019, seguindo o caminho de Benzinho e Ferrugem, Sundance contará com três filmes brasileiros em competição: Divino amor, de Gustavo Mascaro, o documentário Impeachment, de Petra Costa; Abe, de Fernando Grostein Andrade, e o curta Mistério da carne, de Rafaela Camelo. O Correio Braziliense e o Conexão Sundance estarão presentes nas sessões para a cobertura do evento.

O Festival de Sundance se caracteriza, também, pelo lançamento de alguns dos grandes filmes do circuito comercial ao longo do ano, em todos os gêneros, inclusive com alguns indicados ao Oscar. Em 2018, Sundance lançou o melhor terror do ano, Hereditário, e dois dos três indicados ao Oscar de melhor documentário.

As sessões da meia-noite trazem alguns dos melhores lançamentos do terror e do suspense mundial. Em 2019, o destaque será para o longa Little zombies, estrelado por Lupita Nyong;o, e Wounds, novo filme de Babaq Anvari, mesmo diretor de Sob as sombras, disponível na Netflix Brasil.

Nas estreias mundiais, o destaque vai para Extremely wicked, Shockingly evil e vile, biografia do piscopata Teddy Bundy, dirigida por Joe Berlinger, e para a ficcão cientínfica I am mother, dirigida por Grant Sputore.

* Maurício Costa é crítico de cinema e escreve para o site Razão de Aspecto (www.razaodeaspecto.com)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação