Diversão e Arte

Poesia: projeto Romaria Poética leva cultura popular ao Sol Nascente

Além da poesia, o público também poderá curtir atração musical

Ronayre Nunes
postado em 26/01/2019 07:00
;Poesia é voar fora da asa;. A celebre frase de Manoel de Barros deixa claro o quanto a poesia é um bem com dimensões quase infinitas. E o que Manoel de Barros defendeu é uma das bases do projeto Romaria Poética, que se dispõe a levar tal arte as comunidades fora do Plano Piloto. A nova edição do evento ocorre neste sábado (26/1), a partir das 10h30, no Sol Nascente. Entre os convidados, estarão Chico Repentista, Lília Diniz e Margô Oliveira com uma leva de poesia. Na música, o grupo Taleta de Bambu será responsável pelo agito. No repertório, o maior tema será a cultura popular.

[SAIBAMAIS];A proposta é um espetáculo que leva poesia as comunidades com foco na cultura popular;, explica Margô Oliveira, que também atua como uma das organizadoras do projeto. A mulher ainda pontua como o dia funciona na prática: ;A gente tem uma apresentação com a presença de um poeta que representa a região, além de mim que também sou poeta, e um outro poeta convidado, tendo a linha de trabalho em cultura popular, além da apresentação musical com o grupo Taleta, com trabalho que também abordam o folclore e a cultura popular;.

Além da apresentação deste sábado, o projeto também seguirá no próximo 23 e 24 de fevereiro, na feira do P. Sul e na Expansão de Samambaia, respectivamente.

Cultura em movimento

A "romaria" no nome do projeto não é atoa. Uma das grandes bases do evento é o movimento, em busca de descentralizar as ações culturais no Plano Piloto: ;Essa é uma das grandes preocupações do projeto, por exemplo, no Plano a gente tem muito acesso a atividades culturais, mas não é a mesma coisa nas áreas de maior carência, e onde a população têm dificuldade de acesso, então a gente viu a importância muito grande de levar as apresentações para esses lugares, já tivemos apresentações em outros lugares e ainda terão várias outras;, comenta Margô.

Na memória, a poetisa carrega com carinho todas as dificuldades que já teve em relação tal movimento, encarando tais obstáculos como uma das maiores motivações para seguir em frente. ;Lembro de uma vez que tínhamos uma apresentação também no Sol Nascente, mas tinha chovido no dia anterior e a água tinha deixado eles ilhados. Não sabíamos como chegaríamos lá, mas não pensamos em desistir, pedimos uma camionete emprestada, e se fosse necessário iriamos até fazer uma baldeação para chegar;.

;E foi muito emocionante porque a gente apresentou o Chico de Assis, um repentista, que é um poeta que já está na cidade há 40 anos, mas as pessoas ainda não o conheciam, então a gente consegue levar essa ;novidade;. Foi muito emocionante;, completa Margô.

A poetisa também completa sobre uma das maiores importâncias da poesia: ;Ela tem a capacidade de tocar a emoção das pessoas sem muitos adereços, é importante, e sempre deve ser celebrada;.
*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira

Serviço

Romaria poética
Chácara 84 (cj I, casa 15, Sol Nascente)
Neste sábado (26/1), a partir das 10h30
Entrada franca
Classificação indicativa livre

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação