Publicidade

Correio Braziliense

O gênero sertanejo, além de popular, inova na comercialização

Cantor Felipe Araújo e dupla Day & Lara apresentam novos trabalhos no mercado. Conheça os álbuns Por inteiro e Traços


postado em 29/01/2019 07:33

Felipe Araújo: disco em partes para públicos imediatistas(foto: Universal Music/ Divulgação)
Felipe Araújo: disco em partes para públicos imediatistas (foto: Universal Music/ Divulgação)

 
De olho em um público conectado com as plataformas digitais e as redes sociais, os artistas da música sertaneja costumam levar a agilidade da web para as respectivas carreiras, apostando em lançamentos de materiais sem demora. Pensando nisso, o cantor Felipe Araújo lançou, ainda no ano passado, a parte 1 do álbum Por inteiro, gravado ao vivo no Rio de Janeiro. Agora, quatro meses depois, o artista divulgou a versão completa, que passa de 10 músicos para 21.

“Escolhemos várias músicas e depois selecionamos as 10 que seriam lançadas primeiro. Agora vem o DVD “por inteiro”. (Essa estratégia) É justamente para poder aproveitar o máximo possível desse DVD que foi feito com muito carinho. É um material que eu acredito demais e graças a Deus já está fazendo um barulho enorme, estou muito feliz com o resultado”, afirma Felipe Araújo, em entrevista ao Correio.

E o sertanejo não está exagerando. Quando lançou a primeira parte, a música Atrasadinha, parceria com o cantor de pagode Ferrugem, logo se tornou um sucesso. Na última semana, quando divulgou o material completo, a faixa voltou a ter boas execuções nas plataformas de streaming e conseguiu derrubar Jenifer, atual hit do verão de Gabriel Diniz, e voltou a assumir as primeiras posições em audições. “Eu acredito que o principal (motivo do sucesso da música) é porque fala de amor, não de coisas passageiras. E isso é uma coisa que todo mundo vive, é algo duradouro. Acho que o público brasileiro se identificou demais com essa história, além de, claro, ter a participação do Ferrugem, que é um artista que a galera gosta demais”, analisa o sertanejo.

Além de Ferrugem, o DVD conta com outras participações especiais em seu formato completo. O cantor Léo Santana divide os vocais com Felipe em Aerocorpo. Além disso, o artista convidou Gis Matos, professora de canto, para participar em uma faixa mais romântica, e a ainda a percussionista Lan Lan, que trabalhou boa parte da carreira ao lado de Cássia Eller e integrou a Banda Moinho. “Eu queria escolher convidados que fizessem com que esse DVD ficasse mais eclético e dinâmico. Chamei o Ferrugem porque eu queria algo do pagode. Também tem o Léo Santa, a Lan Lan e a Gisele Matos, minha professora de canto”, revela.

Com três anos de carreira dedicado ao projeto solo, Felipe Araújo já se firmou entre os grandes nomes da música sertaneja atual no Brasil. Por isso, em Por inteiro, o cantor queria mostrar uma mistura entre o seu lado eclético com as raízes da música romântica. “Acho que é sempre bom para música essa mistura. Antigamente existiam pessoas que só gostavam de sertanejo ou só gostavam de forró e por aí vai.
 
Day & Lara: Traços é o atual trabalho, com divulgação forte (foto: Warner Music/ Divulgação)
Day & Lara: Traços é o atual trabalho, com divulgação forte (foto: Warner Music/ Divulgação)
 

As cantoras Day & Lara estão entre os nomes da música sertaneja que se beneficiaram com a força das mulheres com a ascensão de Marília Mendonça, Maiara & Maraísa e Simone & Simaria anos atrás. Mostrando que se firmaram no cenário, as cantoras lançaram o segundo trabalho da carreira, o disco Traços, em que quiseram mostrar a personalidade da dupla. “O novo DVD chama Traços justamente porque estão lá os nossos traços de personalidade, de vozes diferentes, de histórias. Até por isso, o álbum tem mais de 80% de músicas compostas por nós. Esse disco é a nossa verdade, além de um amadurecimento que tivemos nesses dois anos”, afirma Day.

“O nosso primeiro DVD surgiu no susto. Foi  praticamente a primeira vez que subimos no palco juntas. Nesses dois anos a gente aprendeu demais. Cada aprendizado está nesse DVD. Estamos em constantemente em evolução. Mas acho que o que tem de semelhante com o álbum anterior é a nossa identidade de falar direto com as pessoas e de uma forma engraçada. Sem  mi mi mi e sem levantar bandeira, porque o sentimento não tem sexo”, completa Lara.

O disco chega ao mercado com algumas músicas já se destacando, como as faixas Mendigando sentimento e Rapariga com orgulho, que juntas têm mais de três milhões de visualizações no YouTube.

Sobre o lado eclético do álbum, que mistura músicas dançantes com faixas mais românticas, a dupla explica: “Tem o lado mais sofrência ,como em Coração puto, tem o lado cômico de novela mexicana em Rapariga com orgulho, tem as baladas características de Day & Lara, com Amigas unidas e Ela tá off. Tem de tudo um pouco”, garante Day.

O lançamento oficial do DVD em formato de show será em 7 de fevereiro em São Paulo. A partir daí ,as cantoras começam a rodar o Brasil. “A gente quis fazer um show diferente, com algumas influências gringas. Tem hora em que a gente toca berrante e depois bateria, por exemplo”, adianta Lara.


Por inteiro — Ao vivo no Rio de Janeiro
De Felipe Araújo. Universal Music, 21 faixas. Disponível nas plataformas digitais.

Traços
De Day & Lara. Warner Music, 15 faixas. Disponível nas plataformas digitais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade