Diversão e Arte

O gênero sertanejo, além de popular, inova na comercialização

Cantor Felipe Araújo e dupla Day & Lara apresentam novos trabalhos no mercado. Conheça os álbuns Por inteiro e Traços

Adriana Izel
postado em 29/01/2019 07:33
Felipe Araújo: disco em partes para públicos imediatistas
De olho em um público conectado com as plataformas digitais e as redes sociais, os artistas da música sertaneja costumam levar a agilidade da web para as respectivas carreiras, apostando em lançamentos de materiais sem demora. Pensando nisso, o cantor Felipe Araújo lançou, ainda no ano passado, a parte 1 do álbum Por inteiro, gravado ao vivo no Rio de Janeiro. Agora, quatro meses depois, o artista divulgou a versão completa, que passa de 10 músicos para 21.

;Escolhemos várias músicas e depois selecionamos as 10 que seriam lançadas primeiro. Agora vem o DVD ;por inteiro;. (Essa estratégia) É justamente para poder aproveitar o máximo possível desse DVD que foi feito com muito carinho. É um material que eu acredito demais e graças a Deus já está fazendo um barulho enorme, estou muito feliz com o resultado;, afirma Felipe Araújo, em entrevista ao Correio.

E o sertanejo não está exagerando. Quando lançou a primeira parte, a música Atrasadinha, parceria com o cantor de pagode Ferrugem, logo se tornou um sucesso. Na última semana, quando divulgou o material completo, a faixa voltou a ter boas execuções nas plataformas de streaming e conseguiu derrubar Jenifer, atual hit do verão de Gabriel Diniz, e voltou a assumir as primeiras posições em audições. ;Eu acredito que o principal (motivo do sucesso da música) é porque fala de amor, não de coisas passageiras. E isso é uma coisa que todo mundo vive, é algo duradouro. Acho que o público brasileiro se identificou demais com essa história, além de, claro, ter a participação do Ferrugem, que é um artista que a galera gosta demais;, analisa o sertanejo.

Além de Ferrugem, o DVD conta com outras participações especiais em seu formato completo. O cantor Léo Santana divide os vocais com Felipe em Aerocorpo. Além disso, o artista convidou Gis Matos, professora de canto, para participar em uma faixa mais romântica, e a ainda a percussionista Lan Lan, que trabalhou boa parte da carreira ao lado de Cássia Eller e integrou a Banda Moinho. ;Eu queria escolher convidados que fizessem com que esse DVD ficasse mais eclético e dinâmico. Chamei o Ferrugem porque eu queria algo do pagode. Também tem o Léo Santa, a Lan Lan e a Gisele Matos, minha professora de canto;, revela.

Com três anos de carreira dedicado ao projeto solo, Felipe Araújo já se firmou entre os grandes nomes da música sertaneja atual no Brasil. Por isso, em Por inteiro, o cantor queria mostrar uma mistura entre o seu lado eclético com as raízes da música romântica. ;Acho que é sempre bom para música essa mistura. Antigamente existiam pessoas que só gostavam de sertanejo ou só gostavam de forró e por aí vai.
Day & Lara: Traços é o atual trabalho, com divulgação forte

As cantoras Day & Lara estão entre os nomes da música sertaneja que se beneficiaram com a força das mulheres com a ascensão de Marília Mendonça, Maiara & Maraísa e Simone & Simaria anos atrás. Mostrando que se firmaram no cenário, as cantoras lançaram o segundo trabalho da carreira, o disco Traços, em que quiseram mostrar a personalidade da dupla. ;O novo DVD chama Traços justamente porque estão lá os nossos traços de personalidade, de vozes diferentes, de histórias. Até por isso, o álbum tem mais de 80% de músicas compostas por nós. Esse disco é a nossa verdade, além de um amadurecimento que tivemos nesses dois anos;, afirma Day.

;O nosso primeiro DVD surgiu no susto. Foi praticamente a primeira vez que subimos no palco juntas. Nesses dois anos a gente aprendeu demais. Cada aprendizado está nesse DVD. Estamos em constantemente em evolução. Mas acho que o que tem de semelhante com o álbum anterior é a nossa identidade de falar direto com as pessoas e de uma forma engraçada. Sem mi mi mi e sem levantar bandeira, porque o sentimento não tem sexo;, completa Lara.

O disco chega ao mercado com algumas músicas já se destacando, como as faixas Mendigando sentimento e Rapariga com orgulho, que juntas têm mais de três milhões de visualizações no YouTube.

Sobre o lado eclético do álbum, que mistura músicas dançantes com faixas mais românticas, a dupla explica: ;Tem o lado mais sofrência ,como em Coração puto, tem o lado cômico de novela mexicana em Rapariga com orgulho, tem as baladas características de Day & Lara, com Amigas unidas e Ela tá off. Tem de tudo um pouco;, garante Day.

O lançamento oficial do DVD em formato de show será em 7 de fevereiro em São Paulo. A partir daí ,as cantoras começam a rodar o Brasil. ;A gente quis fazer um show diferente, com algumas influências gringas. Tem hora em que a gente toca berrante e depois bateria, por exemplo;, adianta Lara.


Por inteiro ; Ao vivo no Rio de Janeiro
De Felipe Araújo. Universal Music, 21 faixas. Disponível nas plataformas digitais.

Traços
De Day & Lara. Warner Music, 15 faixas. Disponível nas plataformas digitais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação