Diversão e Arte

Documentário lembra o dia em que a BBC considerou David Bowie um amador

'Amador e carente de personalidade', foi como juízes classificaram Bowie em 1965

Agência France-Presse
postado em 01/02/2019 20:27
David Bowie morreu em 2016 em consequência de um câncer, dois dias após lançar seu último álbum pelo seu 69º aniversário
Um novo documentário sobre David Bowie, um dos maiores astros britânicos do rock, revela que os juízes de uma audição a que o cantor e compositor se submeteu no início de sua carreira consideraram que ele "soava amador" e "carecia de personalidade".

Foi em 2 de novembro de 1965 e o músico britânico, então com 18 anos, tocou com sua banda - David Bowie and the Lower Third - para uma equipe encarregada de qualificar o nível dos artistas que eventualmente poderiam tocar na rádio da BBC, conta o documentário "David Bowie: Finding Fame", que será transmitido no próximo dia 9 na emissora BBC Two.

Nessa época, Bowie já era conhecido no ambiente musical britânico, mas o sucesso demorava a chegar e a BBC significava uma oportunidade de ouro para se revelar ao grande público.

Mas depois de tocar três músicas (uma de Bowie, uma versão de James Brown e "Chim Chim Cher-ee", de Mary Poppins), o grupo recebeu uma péssima qualificação, o que custou a rejeição da emissora.

"Realmente não tem um defeito musical, é só que não têm nada interessante em tudo o que fazem", escreveu um dos juízes da BBC em seu relatório, encontrado nos arquivos do grupo audiovisual.

"O cantor não é muito emocionante", diz também este relatório, acrescentando que Bowie parecia um "amador que canta mal" e, além disso, "não acho que o grupo melhore ensaiando mais", afirmou.

Um dos juízes daquela audição se distancia dos demais ao destacar que a banda tem um estilo "bem diferente" do dos grupos naquele momento.

David Bowie ficou famoso quatro anos depois dessa audição, em 1969, com a canção "Space Oddity", antes de se tornar uma lenda do pop. Morreu em 2016 em consequência de um câncer, dois dias após lançar seu último álbum pelo seu 69; aniversário.

A carta da BBC é uma reminiscência de várias rejeições que ficaram famosas na história da música e das artes. Em 1962, o produtor da gravadora Decca Records, Dick Rowe, rejeitou uma fita que chegou às suas mãos de uma banda chamada... Beatles, uma decisão considerada nos dias de hoje o maior erro na história da música.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação