Diversão e Arte

Túlio Borges faz show intimista na Caixa Cultural

Obra do artista de Brasília é marcada pela pesquisa da poesia popular

João Paulo Zanatto*
postado em 07/02/2019 06:30

Brasiliense faz show intimista que mescla música e poesia

;A borboleta amarela/ Passa juntinho à janela/ Vai pousar, serena e bela/ Num lindo caramanchão/ O sabiá, lá da mata/ No ingazeiro desata/ A nota suave e grata/ De sonorosa canção;, trecho do poema Momentos matutinos do poeta, João Batista de Siqueira, conhecido como Cancão. No sábado e no domingo, o cantor e compositor brasiliense Túlio Borges faz show intimista na Caixa Cultural em que mescla a música com poesia.

Túlio Borges, talento da capital federal, imergiu na realidade da poesia popular nordestina após o primeiro álbum Eu venho vagando no ar (2010). E, desde então, permanece pesquisando a fundo sobre a cultura dessa região rica em poesias. ;A partir do meu segundo disco, fiz pesquisas sobre a poesia popular do nordeste, com foco na capital da poesia, São José do Egito, no Pernambuco;, conta Túlio. ;Lá tive contato com a poesia de caras como João Batista de Siqueira, Lourival Batista e outros grandes nomes.;

Durante o show do músico, os espectadores desfrutarão de excelentes composições autorais e de parcerias que Túlio fez ao longo da carreira. ;Vou fazendo o espetáculo costurando numa poesia. Eu toco duas, três músicas e, entre elas, declamo poesias;, diz.

As parcerias, inclusive, são parte importante da vida do cantor. Ele compôs com grandes nomes da poesia nacional, como Climério Ferreira, piauiense radicado em Brasília, e Jessier Quirino, poeta que tem composições com grandes violeiros do Brasil, como Xangai e Vital Farias. ;No início da minha carreira, eu fazia muita música só, e me bastava. Mas comecei a conhecer Chico Saraiva, Jessier Quirino, Ana Reis, entre outros, e fiquei mal-acostumado. A parceria lhe leva mais longe, mais do que você iria sozinho. Você está compondo e puxando para um lado e, então, vem o parceiro e te mostra uma outra realidade. Parceria é viver além da sua vida;, comenta.

As raízes nordestinas estão no sangue de Túlio; afinal, o pai veio da região, e isso que o fez ter a vontade de pesquisar sobre as poesias de lá. ;Meu pai sempre falou pouco do Nordeste, ele meio que esqueceu. Então, para voltar àquela região fiz a pesquisa. A história da poesia de lá é muito incrível e longa, se dá de maneira muito natural. Contar faz parte da minha história familiar;, relata o músico.

Peculiaridades

No entanto, Túlio Borges não faz música da mesma maneira que lá se faz, ele dá um outro olhar sobre essa poesia, ele a apresenta de uma forma mais sutil. ;Eu tento ver essa poesia com os olhos de quem está na cidade, não é a musicalidade de lá. Xangai, por exemplo, tem algo mais visceral, é de lá, há marcas do sertanejo nele. Eu já faço a música sentado, toco o baião, o forró sem o sorriso no rosto;.

Recentemente, o músico lançou o single Porque Sabino morreu, canção que ele fez com os versos do poeta Cancão, e a música foi considerada uma das 30 melhores música segundo o site Melhores da Música Brasileira. Mas isso não é nenhuma novidade, vira e mexe o cantor é premiado pelo trabalho que faz, como quando ganhou o prêmio de melhor cantor independente pela Rádio Cultura de São Paulo e a nominação de um dos 50 melhores discos do ano pela Revista Manuscrita, em 2010 e também teve o segundo álbum da carreira, Batente de Pau de Casarão, escolhido como um dos melhores três discos brasileiros de 2015, de acordo com o site Melhores da Música Brasileira. Ele já está com dois discos prontos, mas não sabe se vai lançá-los na íntegra no primeiro semestre, provavelmente liberará alguns novos singles por agora.

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira




Show de Túlio Borges
Sábado e Domingo, às 19h. Caixa Cultural (SBS, Qd. 4, lt 3/4). Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação