Diversão e Arte

Parcerias entre artistas é aposta do carnaval de 2019

Ivete Sangalo e Claudia Leitte vão trabalhar juntas

Vinícius Veloso*
postado em 07/02/2019 06:30

Ivete Sangalo e Claudia Leitte lançaram o single Lambada

O carnaval no Brasil vem acompanhado de fatores que são essenciais para a formação de uma festa típica do país. Adereços, fantasias, batuques, dança, alegria e muita música. Dentre os mais variados estilos musicais, a axé music se destaca. Historicamente, é uma das heranças do povo baiano, que vem desde 1980, inspirado nas manifestações populares.

Atualmente, com a criação de ritmos, a música baiana divide espaço com outros gêneros musicais. Mas, a tradição dos artistas em lançar composições de protesto que relembrem o swing do nordeste segue firme. Entretanto, neste ano, a aposta vem das produções provenientes das parcerias entre os artistas.

;Há muito tempo que a axé music deixou de ser a única protagonista do carnaval de Salvador. Mas, este ano, tem boas músicas de Ivete, Claudia Leitte, Bell Marques, Durval Lelys, Léo Santana, Harmonia e Psirico, que podem dar um caldo;, afirma Osmar Martins, jornalista especialista no assunto.

Ivete Sangalo, estrela do carnaval desde os tempos de vocalista da Banda Eva, é uma máquina quando o assunto é produção de hits para as festas do verão brasileiro. Estrela do carnaval de Salvador, a cantora lançou músicas que arrastaram multidões atrás do trio elétrico em êxtase, como Festa, Arerê e Levada louca.

Em 2019, Ivete produziu várias apostas musicais para fazer a galera dançar. Uma delas é a música Lambada (Corpo molinho), que vem com a participação especial de Claudia Leitte. As cantoras estão ensaiando e preparando a coreografia no ritmo do axé. Além disso, Veveta, como é chamada carinhosamente pelos fãs, lançou uma composição com Léo Santana, chamada Mainha gosta assim, que traz o swing baiano de maneira predominante.


Sátira

Outra parceria que promete fazer sucesso é a de Daniela Mercury e o icônico Caetano Veloso na composição Proibido o carnaval. Acompanhada de um ritmo dançante do axé, a música vem repleta de referências históricas e musicais, além de críticas aos representantes políticos.

;Proibido o Carnaval tem quatro refrões muito dançantes, fortes e diferentes entre si. É uma mistura de galope, frevo, marcha e groove arrastado e a letra é muito bem-humorada e faz todo mundo se sentir maravilhosamente livre. Caetano, com sua voz linda, arrasa cantando esse frevo e, juntos, emocionamos ainda mais pessoas. Será, sem dúvida, uma música poderosa na rua e no carnaval. Nos ensaios dos blocos afro de que tenho participado está fazendo todo mundo pular no início da música, como vi acontecer com Maimbê, Rapunzel, Trio Metal e outros sucessos meus de carnaval;, conta Daniela ao Correio.

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação