Diversão e Arte

Roberta Campos comemora dez anos de carreira com DVD intimista e delicado

Em 'Todo caminho é sorte - Ao vivo', Roberta Campos relembra sucessos da trajetória e apresenta faixas inéditas

Mariah Aquino*
postado em 16/02/2019 07:00

Roberta Campos preparou uma seleção de músicas que refletem e comemoram sua trajetória profissional

A música sempre foi parte essencial da vida da mineira Roberta Campos. Desde os 11 anos toca violão e, pouco depois, começou a compor, quase que naturalmente. Agora, a artista comemora 10 anos do início da carreira profissional com o lançamento do DVD Todo caminho é sorte ; Ao vivo. ;É uma celebração especial;, ela explica. ;O DVD é uma mistura. Algumas músicas eram inevitáveis porque entraram em trilha de novela e se tornaram mais conhecidas, outras eu incluí porque acredito que valha a pena as pessoas relembrarem;, conta.

Durantes esses anos, foram quatro álbuns lançados. O primeiro, Para aquelas perguntas tortas, de forma independente. Os três seguintes pela gravadora Deck. A voz mansa e as letras românticas de Roberta combinam com toda a estrutura criada para o DVD. ;É um cenário bonito e simples, o vestido também conversa com isso. Eu quis uma coisa simples, mas uma sofisticação do simples. Quis mostrar muito o que eu sou;, diz.

Com trajetória bem consolidada no cenário musical, ela reconhece a mudança ao longo dos anos: ;Minha música tornou-se mas madura tanto na melodia quanto nos textos. É um reflexo do meu amadurecimento.; Dezoito músicas foram selecionadas para compor o DVD. Algumas mais conhecidas como Minha felicidade, Abrigo, De janeiro a janeiro, Diário de um dia e Aqui, ali. Outras do primeiro trabalho, como Rio sem água, também estão presentes. Roberta inova ainda com uma releitura do clássico My love, de Paul McCartney. Todo dia e Dois flamingos são inéditas e apresentadas ao público no DVD.


A cantora e compositora Nô Stopa faz participação especial na faixa Sinal de fumaça. ;Ela foi uma pessoa muito importante na minha chegada a São Paulo;, ressalta Roberta. ;Nos conhecemos desde 2008, viramos amigas e colaboramos algumas vezes. Não poderia faltar nessa celebração;. É possível assistir ao DVD pelas plataformas digitais ou em mídia física.


A voz doce de Roberta já marcou presença na televisão brasileira em diferentes situações. Dezoito de suas composições serviram de trilha sonora para novelas. ;As novelas eram muito presentes em Minas, eu via e pensava que um dia queria ver minhas músicas tocarem lá também;. A repercussão é sempre positiva e o reconhecimento, incrível, como descreve Roberta: ;Quando você está criando uma música, você não imagina que aquilo vai tocar tanto a vida de alguém.;


Para o show no DVD, feito no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, uma banda especial foi montada. Os músicos escolhidos foram Patrícia Ribeiro (violoncelo), Fabio Sá (baixo acústico e elétrico), Loco Sosa (na bateria e percussão), João Erbetta (guitarra, violão e lap steel) e Fabio Pinc (teclado e piano). Todos já haviam, em algum momento, tido contato com o trabalho de Roberta e foram coordenados pela direção do pianista e tecladista Fabio Pinc.

Roberta reúne, no time de referências, artistas de todos os cantos. Grandes nomes brasileiros como Elis Regina e Milton Nascimento se mesclam nas influências a nomes internacionais como Bob Dylan e a banda Beatles.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação