Diversão e Arte

Morre Bruno Ganz, protagonista em 'A queda: As últimas horas de Hitler'

Ator suíço morreu neste sábado, aos 77 anos, vítima de um câncer

Agência France-Presse
postado em 16/02/2019 10:48
Ator suíço morreu neste sábado, aos 77 anos, vítima de um câncer
O ator suíço Bruno Ganz, famoso por seu papel como anjo em "Asas do desejo" e Adolf Hitler em "A queda: As últimas horas de Hitler", faleceu neste sábado (16/2) de madrugada em Zurique, aos 77 anos.

"Sim, (faleceu) hoje nas primeiras horas do dia", disse à AFP sua agente, Patricia Baumbauer, confirmando a morte do ator. "Estava com câncer", acrescentou.

Os médicos diagnosticaram um câncer intestinal em julho do ano passado, o que lhe impediu de ser o narrador da ópera de Mozart "A flauta mágica", no último Festival de Salzburg, onde foi substituído por Klaus Maria Brandauer.

Este nativo de Zurique, filho de um mecânico suíço e mãe de origem italiana, era considerado como um dos atores de língua germânica mais importantes do pós-guerra, tanto no teatro como no cinema.

Entre os papéis que interpretou destacam-se o de anjo Damiel no filme "Asas do desejo", no qual seu personagem espia e analisa a cidade de Berlim antes da reunificação. O filme ganhou a Palma de melhor direção no Festival de Cannes de 1987.

Sua encarnação tão explosiva quanto sombria de Adolf Hitler em "A queda: As últimas horas de Hitler" lhe valeu a consagração em 2004. Foi uma das primeiras produções alemãs dedicadas ao "Führer" em um país que segue traumatizado pela lembrança da barbárie nazista.

Os críticos elogiaram a sua interpretação neste longa-metragem indicado ao Oscar de melhor filme de língua não inglesa, e que conta os últimos dias do tirano nazista ao final da Segunda Guerra Mundial.

;Cortina de ferro;

"Me ajudou o fato de não ser alemão, porque pude colocar o meu passaporte entre Hitler e eu", declarou Ganz à imprensa em 2005.

Contava que teve que "construir um muro ou uma cortina de ferro" em sua mente para se distanciar do ditador, com quem ele não queria passar suas "noites no hotel".

Em 1996 recebeu o Anel de Iffland, propriedade do Estado austríaco, uma distinção concedida ao ator teatral de língua germânica mais importante do momento e, portanto, digno de ser o sucessor do ator, dramaturgo e diretor teatral alemão August Wilhelm Iffland.

Antes de triunfar nas telonas, Bruno Ganz, um autodidata que abandonou a escola na adolescência, trabalhou como ator em teatros alemães de prestígio.

Nascido em 1941, decidiu deixar seus estudos para se dedicar completamente à interpretação, apesar dos temores de seus familiares.

Para seguir seu sonho, se mudou nos anos 1960 para a Alemanha, onde trabalhou como livreiro e motorista de ambulância.

Converteu-se efetivamente em ator em meados dos anos 1970 e começou a se distinguir em filmes como "O amigo americano", em 1977.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação