Diversão e Arte

Biquini Cavadão lança disco em tributo a Herbert Vianna

Disco conta com releituras de sucessos do líder dos Paralamas do Sucesso

João Paulo Zanatto*
postado em 19/02/2019 07:59
Biquíni Cavadão lança o disco em homenagem à Herbert Vianna
;Os Paralamas do Sucesso/ iam tentar tocar na capital/ E o Biquíni Cavadão/ Então pra lá também se encaminhou;. Há um nome de origem germânica cujo significado é ;Ilustre guerreiro;, estes são os Herbert. E o Brasil, felizmente, tem um ilustre guerreiro, Herbert Vianna, o cantor e compositor dos Paralamas do Sucesso. E ele recebe uma homenagem dos amigos do Biquini Cavadão. O novo álbum da banda, Ilustre Guerreiro, é um tributo ao cantor paraibano, crescido em Brasília, e lançado nas plataformas digitais. Agora, chega a sua versão física.

O disco é composto por oito faixas: Vital e sua moto, Mensagem de amor, Ska, Cuide bem do seu amor, Aonde quer que eu vá, Só pra te mostrar, O amor não sabe esperar e, finalizando, Se eu não te amasse tanto assim. As músicas foram todas compostas exclusivamente por Herbert, com exceção de Se eu não te amasse tanto assim e Aonde quer que eu vá, que são parcerias do cantor do Paralamas com Paulo Sérgio Valle.

No entanto, as músicas não são simples regravações, são releituras destes sucessos de Herbert com a cara do Biquíni. ;Quando começamos a trabalhar no disco, nos demos conta de que as músicas sempre foram muito bem compostas, gravadas e executadas. Se fizéssemos do mesmo jeito, não estaríamos acrescentando em nada. Já fizemos outros discos de regravações e sempre buscamos dar a nossa cara, sempre do nosso jeito;, conta Bruno Gouveia, vocalista do Biquini Cavadão.

Vital e sua moto, por exemplo, ganhou uma versão mais roots, mais reggae, ;diferente da original, que tem uma levada à lá The Police;, disse o artista. Já Se eu não te amasse tanto assim, cujas versões conhecidas na voz de Herbert e também de Ivete Sangalo vão numa pegada mais lenta, mais solitária, o Biquíni releu a canção com um rock gostoso e animado.

;A ideia do disco surgiu em 2007, quando estávamos pensando em fazer um tributo a um artista. O nome de Herbert surgiu e topamos, mas aquilo ficou guardado e, no final de 2017, retomamos o assunto ;, diz Bruno.

Conexão com Brasília

O Biquíni Cavadão é umas das bases do rock brasileiro dos anos 1980. E a capital federal, conhecida também como capital do rock, teve parte na história da banda. Não diretamente, mas por conta das crias de Brasília, tais como a Plebe Rude, a Legião Urbana, o Capital Inicial e tantas outras bandas.
;É muito legal se identificar com o que Brasília tinha a oferecer, e vinha uma turma daí (Brasília) que queria subir o sarrafo cada vez mais, elevar o nível. Faziam uma música que era muito boa; em seguida, faziam uma que era melhor ainda. Aí, surgia uma competição interna que eu pensava ;não posso fazer nada abaixo disso;. E dá pra ver, essa turma é cultuada até hoje, Paralamas, Legião, os jovens de hoje se identificam. A música permanece;, diz o cantor. ;Sempre que vou a Brasília falo com o Philippe (Seabra, da Plebe Rude) e ficamos trocando ideias;.

A banda inicia a turnê de 2019 com sucessos do Biquíni, além da música do novo álbum em homenagem a Herbert. Ilustre guerreiro está disponível nas plataformas digitais, e o disco físico custa R$ 29,90.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco


Álbum Ilustre Guerreiro
Preço: R$ 29,90. Também disponível nas plataformas de streaming digitais.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação